Coplan lança manifesto sobre orçamento da UFPel

O Comitê Articulador do Coplan (Conselho de Planejamento) da UFPel, reunido ordinariamente nesta segunda-feira (27), produziu um manifesto sobre a situação orçamentária da Universidade. Eis o texto, que será levado à reunião do Conselho Universitário (Consun), na tarde desta terça-feira (28):

MANIFESTO DO COPLAN SOBRE O BLOQUEIO DE RECURSOS DA EDUCAÇÃO
O Conselho de Planejamento da Universidade Federal de Pelotas (COPLAN-UFPel) vem manifestar repúdio aos frequentes ataques sofridos pelas Instituições Federais de Ensino Superior, em especial o bloqueio de recursos a elas destinados, inviabilizando o funcionamento destas Instituições. O recém-criado COPLAN é uma instância consultiva e propositiva que se destina a colaborar com o planejamento e o desenvolvimento institucionais, garantindo a participação da comunidade universitária em sua dinâmica de funcionamento. Este Conselho lida com questões referentes ao orçamento disponível para atender às inúmeras necessidades que são colocadas no planejamento institucional, inclusive aquelas de curto prazo.

O bloqueio orçamentário atual se soma a uma série de contingenciamentos anteriores e à restrição orçamentária imposta pela Emenda Constitucional 95, de 15 de dezembro de 2016. Nesta conjuntura, a Universidade fez seu planejamento orçamentário para 2019 com base nos valores de investimento e custeio previsto na Lei Orçamentária Anual.

O bloqueio de parte substancial desses valores impedirá a UFPel de manter seu funcionamento, a saber, o desenvolvimento de formação profissional e pessoal, a produção de conhecimento geradora de desenvolvimento tecnológico e humano, assim como as ações e os serviços voltados ao bem estar social e comunitário. O desafio colocado, em especial a este Conselho, é somar-se na luta em defesa da Educação, das Instituições Públicas de Ensino Superior e, em particular, da nossa Universidade, uma vez que país nenhum prospera sem investimento em Educação e Pesquisa.

Em 27 de maio de 2019.
COMITÊ ARTICULADOR DO COPLAN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Publicado em 27/05/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Consun, COPLAN, Orçamento, ProPlan.