Semana da Enfermagem do HE enfatizou papel de liderança dos profissionais

Na imagem, palestrante fala para o público no eventoNa semana de 13 a 17 de maio aconteceu, no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), a Semana da Enfermagem do Hospital Escola. O evento foi promovido com o apoio da Faculdade de Enfermagem da UFPel e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Com o tema “Ciência e Humanização para Liderança, Empoderamento e Autonomia”, a Semana contou com diversos profissionais do HE, do Coren, do Hospital Conceição e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Entre os temas abordados estiveram os Processos de Enfermagem, Cuidados Paliativos, Ética, Segurança no Trabalho e Relacionamentos Interpessoais. Ao início das palestras, aconteceram diversas apresentações musicais dos alunos do curso de Música da UFPel.

Participaram da mesa de abertura, a superintendente do HE, Samanta Winck Madruga, o Secretário de Saúde de Pelotas, Leandro Thurow, o chefe da Divisão de Enfermagem, Marcos de Andrade Soares e a vice-diretora da Faculdade de Enfermagem, Caroline Link.

Leandro Thurow destacou o protagonismo da enfermagem nos diversos cenários de atuação. “Uma UBS/ESF cujo profissional de enfermagem assume o seu papel de liderança, é uma UBS forte. Uma UBS/ESF cujo profissional de enfermagem não assume esse papel, será sempre uma UBS frágil”, disse. O secretário apresentou o artigo que traz a enfermagem como a espinha dorsal do sistema de saúde, com mais de 2 milhões de profissionais na área no Brasil. “Essa é uma categoria que tem muitas capacidades técnicas, mas que ainda pode e precisa ser mais valorizada e empoderada”, finalizou.

Também estiveram no evento o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter, a enfermeira e coordenadora da Rede Bem Cuidar, Aline Kohler Geppert, a Secretária de Saúde de São Lourenço do Sul, Jaqueline Bergmann, a Gerente de Ensino e Pesquisa do HE, Beatriz Farias Vogt, o Gerente Administrativo do HE, Mateus Santin, a Gerente de Atenção à Saúde-Substituta, Jaqueline Bicca Siqueira e a enfermeira fiscal, Bethânia Mano Ferreira de Melo, representando o Coren.

Segundo o chefe da Unidade de Apoio ao Cuidado de Enfermagem do HE, Thiago Nunes, o evento proporcionou crescimento intelectual, liderança e empoderamento do enfermeiro, além de esclarecimento legislatório profissional e apresentação da temática saúde e espiritualidade. “O evento foi realizado com muito carinho, empenho e foi desenhado com muitas mãos, resultando em belas palestras com eixos temáticos atuais e apropriados para o momento institucional”, destacou.

As palestras foram transmitidas simultaneamente para todos os Hospitais Universitários Federais ligados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), via webconferência. Os certificados dos participantes – presencial e virtual – serão disponibilizados mediante conferência das assinaturas nas listas de presença, até 60 dias após o evento e deverão ser solicitados através do e-mail capacitacao@ebserh.gov.br.

Publicado em 23/05/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, HE, Hospital, saúde.