Seminário esclarece sobre Guia de Integralização da Extensão

Pessoas na plateia e palestrantes com telão ao fundoNo final de 2018 o Ministério da Educação divulgou uma resolução que estabelece as Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira, tendo como prazo de implementação dezembro de 2021.

Atendendo às diretrizes que regulamentam que as atividades de extensão devem fazer parte de, pelo menos dez por cento da carga horária curricular estudantil nos cursos de graduação como forma de componente curricular, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) divulgou, na última semana, o Guia de Integralização da Extensão nos currículos de Graduação.

O Guia serve como suporte para que os coordenadores dos cursos de graduação tenham base para fazer a integralização da Extensão.

Com o objetivo de extinguir qualquer possível dúvida que, de alguma forma, o Guia não tenha esclarecido, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura organizou quatro dias de seminários, envolvendo os coordenadores dos 96 cursos de graduação da Universidade. Os participantes foram divididos, conforme os ciclos avaliativos em que seus cursos são contemplados, para que o grande número de pessoas não prejudicasse a comunicação. O objetivo geral do encontro é dar subsídios aos coordenadores por meio de uma conversa informal.

Com a presença da coordenadora de Ensino e Currículo (CEC), Maíra Ferreira, e da pró-reitora de Extensão e Cultura, Francisca Ferreira Michelon, os coordenadores puderam expor suas dúvidas referentes às mudanças, foram orientados para a inclusão das atividades nos projetos pedagógicos e tiveram a oportunidade de conversar sobre como o processo vem sendo desenvolvido em seus respectivos cursos com outros coordenadores.

Nesta quarta-feira, o seminário para exposição do Guia contou com a presença de 25 coordenadores de Licenciaturas.