Núcleos Administrativos são criados nas Unidades Acadêmicas

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) conta agora com uma estrutura voltada especialmente ao atendimento administrativo em suas Unidades Acadêmicas. Trata-se dos Núcleos Administrativos, que serão responsáveis por gerenciar aspectos como escalas e regimes de trabalho, orçamento, controle e manutenção de bens e materiais de consumo.

As atividades já vinham sendo realizadas desde janeiro de 2018, temporariamente como assessoria administrativa. Com a alteração, por parte do Conselho Universitário (Consun), do regimento da Instituição, foi possível a criação dos Núcleos, que serão chefiados por servidores técnico-administrativos.

Segundo o reitor Pedro Curi Hallal, a iniciativa é mais uma das ações que valoriza o trabalho dos TAEs. O processo de escolha será simultâneo à escolha dos diretores das Unidades Acadêmicas, em eleições com consulta à comunidade, como já é de praxe na UFPel. Fica assegurado, ao chefe do Núcleo Administrativo, assento, com voz e voto, junto ao Conselho Departamental ou de Centro, respeitando-se a proporcionalidade necessária entre as três categorias.

São atribuições dos Núcleos Administrativos o assessoramento à Direção da Unidade Acadêmica no manejo do orçamento e acompanhamento das escalas e regimes de trabalho dos servidores técnicos-administrativos lotados na Unidade. São responsáveis, ainda, pela expedição de ordens de serviço, avisos e instruções, assim como controle, manutenção e atualização do inventário de bens de consumo, permanentes e patrimoniais da Unidade. Faz parte das atribuições, também, o acompanhamento do trabalho das empresas terceirizadas no âmbito da Unidade Acadêmica e a colaboração na elaboração do planejamento administrativo da Unidade, em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel. Poderão realizar, ainda, outras atividades compatíveis com a natureza da função, definidas conjuntamente com a Direção.