Início do conteúdo

Nota de Gestão – Ciências Humanas

A administração da Universidade Federal de Pelotas vem a público reiterar a importância da área de Ciências Humanas, notadamente os campos de conhecimento da Filosofia e da Sociologia, considerando as recentes manifestações do governo federal em relação a estas disciplinas. Entendemos que a liberdade e a pluralidade de pensamento, a troca de ideias e o diálogo acadêmico entre as diversas áreas é que permitem o avanço do conhecimento científico e do pensamento complexo, necessários à compreensão da realidade e à atuação na sociedade, de modo a contribuir com a formação profissional e pessoal de forma ética, socialmente comprometida e solidária.

Assim, cabe às ciências humanas e sociais identificar, porque sabem como fazer, os problemas educacionais, ambientais, culturais, de segurança e também, sob vários aspectos, problemas relacionados à saúde, à habitação e ao funcionamento da sociedade. Precarizar e desvalorizar essas ciências é prejudicar as demais, é diminuir o alcance do conhecimento que a sociedade precisa para evoluir. É, também, recusar o irrecusável: a possibilidade de encontrar soluções que a realidade social demanda.

Por fim, a administração da UFPel clama ao governo federal que não transforme a educação num terreno de batalhas, visto que somente através dela formaremos a consciência que não se limita a adaptar-se à realidade, mas a transformá-la. Este, aliás, é princípio das ciências humanas e sociais na educação.

O Fórum de Diretores também emitiu seu pronunciamento, assinado pelos membros do grupo.

O texto pode ser visto no anexo: fórum diretores

Publicado em 02/05/2019, nas categorias Destaque, Manchete, Notícias.
Marcado com as tags Gestão, Nota da Gestão.