Início do conteúdo

Lançados, com novidades, os editais de bolsas de IC e IT 2019-2020

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PRPPGI –  em conjunto com o Comitê Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da UFPel torna públicos os editais institucionais de bolsas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica para o período 2019-2020.

Ao todo são seis editais, três de iniciação científica (PIBIC-CNPq, PROBIC-FAPERGS e PBIP-AF-UFPel) e três de iniciação tecnológica (PIBITI-CNPq, PROBITI-FAPERGS e PBIP-IT-UFPel).

Neste ano o processo terá duas importantes novidades. A primeira delas se refere a solicitação das bolsas, a qual será realizada por novo módulo de Bolsas dentro do sistema Cobalto, implementado junto a PROGIC. O objetivo desse módulo é integrar o sistema de bolsas aos projetos já cadastrados na plataforma, simplificando o processo de solicitação. As inscrições estarão abertas do dia 07/05 até as 12:00 do dia 17/05. Em 2019 ainda serão implementados no novo módulo do Cobalto os menus de cadastro/indicação de bolsistas e de envio de relatórios de bolsas.

A segunda novidade é a implementação de uma medida de caráter equitativo e inovador nas universidades brasileiras. A mesma é voltada para pesquisadoras que usufruíram de licença maternidade e/ou licença adotante no período de avaliação curricular que abrange os editais (desde 2014). Nesse caso, as pesquisadoras elegíveis terão computado um ano adicional de análise de produção para cada licença gozada no período. A medida também é válida para servidores do sexo masculino que usufruíram de licença adotante de 6 meses. A implementação dessa medida vai ao encontro da política institucional da UFPel, visando valorizar o cuidado com os filhos em seu primeiro ano de convívio familiar e buscando conferir maior equidade ao processo, considerando a queda de produção acadêmica normalmente observada logo após o parto/adoção dos filhos.

Dúvidas relativas aos editais podem ser dirimidas junto a Coordenação de Pesquisa da UFPel pelo telefone 3284-4082 ou pelo e-mail cpesqufpel@gmail.com.

A íntegra dos editais pode ser conferida abaixo:

PIBIC 001

PIBITI 002

PROBIC 003

PROBITI 004

PBIP-AF 005

PBIP-IT 006

Publicado em 02/05/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags IC, IT, PRPPGI.