Programa de aperfeiçoamento para professores que atuam como bibliotecários tem grande demanda

O Curso de Aperfeiçoamento em Leitura Literária é destinado a professores que atuam como bibliotecários nas escolas do município de Pelotas. Em sua segunda edição, reúne cerca de 85 professores em encontros mensais que vão acontecer até o final deste ano.

O programa é uma parceria entre a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel), o Centro Tecnológico Educacional de Pelotas (CETEP) e a Secretaria de Educação e Desporto (SMED) e é coordenado pela bibliotecária Simone Echebeste, por Cristina Maria Rosa, docente da FaE/UFPel e pela pedagoga Estela Sampaio (CETEP/SMED). O curso tem o apoio de bolsistas do PET Educação da UFPel e de estudantes da Licenciatura em Pedagogia (Fae/UFPel) que integram o GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária.

O objetivo do curso é aprimorar os conhecimentos das professoras que atuam nas bibliotecas públicas municipais, para que elas tenham total competência nesse âmbito, mesmo sendo formadas em outras áreas. Essas educadoras trabalham como bibliotecárias, pois o município não tem profissionais suficientes para suprir a demanda.

O curso é totalmente dedicado ao aperfeiçoamento dessas professoras. Em 2019, inclusive, a ideia dos encontros foi reformulada a partir do que as professoras sugeriram com base em suas experiências e no que realmente funciona na prática.

São cerca de 85 participantes e a frequência é intensa. As educadoras foram divididas em dois grupos menores, para que o aprendizado não fosse prejudicado. Os encontros têm em média duas horas de duração, onde as professoras podem trocar experiências e expor ideias inovadoras que elas mesmas desenvolvem em suas escolas.  Também há palestras formadoras cujos temas são sugestões das participantes, além de dicas de livros adequados para determinadas faixas etárias e discussões sobre essas histórias.

Para acessar o cronograma e outras informações, acesse o link:

Publicado em 24/04/2019, na categoria Notícias.