Plano de desenvolvimento do Hospital Escola é apresentado aos colaboradores

Foram apresentadas aos colaboradores, na última quinta-feira (11), as ações definidas no Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) no âmbito do Hospital Escola (HE). Ele contempla ações de diversas áreas e será executado nos próximos dois anos.

O chefe da Unidade de Planejamento do HE, Mauro Calderipe, apresentou o PDU e destacou que ele é regido por cinco temas: infraestrutura, assistência à saúde, gestão acadêmica, processos administrativos e gestão de pessoas. “Entre as tarefas previstas para serem realizadas, foram selecionadas cem ações com prazos, responsáveis e prioridades definidas. Dentre essas ações, boa parte delas não dependem de recursos financeiros para execução. Isso é extremamente importante quando se trata de planejamento”, comentou.

Em setembro de 2018 foi apresentada à comunidade do HE a etapa analítica. A partir desta apresentação, foi constituída a comissão responsável pela elaboração da etapa propositiva do PDU. “Historicamente, as ações de planejamento eram propostas pela Reitoria e executadas pelas unidades acadêmicas e administrativas, então como proposta efetiva de inversão desta metodologia, o planejamento foi realizado da base para o topo, ou seja, os objetivos estratégicos, táticos e operacionais foram definidos a partir dos colaboradores do HE, que encaminharam as sugestões de planejamento à comissão do PDU. Nos meses de novembro e dezembro de 2018 foram realizados os encontros com as equipes administrativas, assistenciais e de ensino, onde foram captadas as solicitações, necessidades e sugestões de planejamento”, afirmou Mauro. Essa etapa foi finalizada no mês de dezembro e resultou no recebimento de cerca de 300 sugestões de melhorias, que foram triadas e classificadas pela comissão.

Em janeiro de 2019 foi consolidado o quadro lógico de ações a serem executadas nos próximos dois anos, tendo estas, cinco temas norteadores: Avaliar contrato de terceiros; qualificar e implementar processos administrativos, assistenciais e de ensino; viabilizar estrutura física própria; gerir e desenvolver de forma unificada os trabalhadores do HE e Integrar processos com à UFPel.

No que tange à avaliação de contratos, Mauro destacou o término do contrato nº 50, firmado com a Fundação de Apoio Universitário (FAU). “Ao assumir a gestão em 2017, o HE tinha a FAU como protagonista nos processos administrativos e até mesmo assistenciais no hospital. Tínhamos apenas quatro contratos firmados com a UFPel”, acrescentou.

Em fevereiro deste ano, o HE passou a contar com mais de 40 contratos regidos sob a ótica pública. “Além de sermos um hospital 100% SUS, passamos ser também um hospital 100% público. Estamos iniciando uma nova etapa que é a renovação dos contratos, em que eles serão avaliados e renovados de acordo com as necessidades”, completou.

O Pró-Reitor de Planejamento da UFPel, Otávio Peres, destacou que o HE faz parte desse momento de gestão planejada. “Assim como a UFPel tem o PDI, o HE tem o PDU, que integra um novo ciclo de planejamento descentralizado, coletando as demandas democraticamente”, afirmou Otávio.

O monitoramento e suporte na execução das tarefas será realizado através da Unidade de Planejamento, que irá promover reuniões com os gestores envolvidos em cada atividade. A publicidade do andamento do PDU será feita através da página do HE, pelo sistema Redmine. “Nele poderá ser verificado o andamento das ações, percentual de execução, bem como as considerações que foram feitas pelos responsáveis. É fundamental o envolvimento de todos para o sucesso da execução das ações, tendo em vista que as solicitações são oriundas dos colaboradores e serviços”, finalizou Mauro.

PDU

O PDU é o principal meio que uma unidade acadêmica ou administrativa dispõe para planejar seu futuro. Ele apresenta o perfil institucional e a história da unidade, o desenvolvimento de sua infraestrutura e, principalmente, as prioridades e metas para os próximos dois anos.

Deve ser elaborado a partir de ampla discussão com a comunidade da unidade: funcionários, estudantes, docentes e técnico-administrativos com o objetivo de aumentar o retorno das ações da unidade à sociedade e propor medidas que melhorem as atividades fins (ensino, pesquisa e extensão), em consonância com o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional e com outros planos e regimentos vigentes na UFPel.

Cada unidade definirá como irá participar, porém o documento final do PDU deve ter, entre outros itens, os processos participativos adotados, as metas, os indicadores, o cronograma e os meios de avaliação e de divulgação dos resultados.

Publicado em 24/04/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola.