Em um mês de funcionamento, RU do Anglo conquista comunidade acadêmica

Tem quem venha todos os dias. Tem quem venha de outros campi. Tem aqueles que gostam do espaço – amplo, arejado. Outros admiram o serviço, organizado. E ainda, claro, o cardápio. Em um mês de funcionamento, o RU do Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), inaugurado em 11 de março, tem em geral conquistado a comunidade acadêmica. As razões são variadas, mas convergem principalmente, no custo-benefício em termos de tempo, facilidade e alimentação de qualidade.

O espaço tem servido entre 1,1 mil e 1,3 mil almoços diariamente. No jantar, são aproximadamente 600 comensais. Têm acesso às refeições no local estudantes da UFPel, servidores docentes e técnico-administrativos e funcionários das empresas terceirizadas que prestam serviços à UFPel. Alunos pagam uma taxa de R$ 2,00 tanto para almoço quanto para o jantar; os demais arcam com um custo de R$ 5,55 no almoço e R$ 5,45 no jantar.

As colegas Helena Campelo, 21, Graziela Schiller, 19, e Emanuele Barcellos, 20, todas do terceiro semestre de Enfermagem, são só elogios ao RU do Anglo. Para Helena, o espaço proporcionou economia de tempo de deslocamento, já que a estudante precisava dirigir-se até o restaurante da rua Santa Cruz. “É muito cômodo, tem uma estrutura bacana, qualidade boa, comida saborosa. É muito barato e quase todo dia varia a proteína, a salada. Gosto de todo o cardápio”, contou a estudante. As colegas fazem coro: a logística do caixa é prática, o pessoal é simpático e a estrutura física é confortável e tem elementos preferenciais. “A demanda é grande, mas há comida de qualidade a semana inteira”, observou Emanuele.

Eles estudam no Fragata, mas vêm todos os dias ao Anglo almoçar. Estudantes do quinto semestre de Medicina, Luan Castro, 23, e Gabriel Pandolphi, 20, são assíduos desde o começo do semestre. “A fila corre rápido, o espaço é muito bom, a comida é sempre boa. E com o Transporte de Apoio é possível vir tranquilamente”, garantiram os acadêmicos.

Os doutorandos em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco Sueli Rached, 57, e Claudemir Silva, 39, estão visitando a UFPel esta semana por meio de um intercâmbio acadêmico científico e já se tornaram frequentadores do RU. Apesar de se inicialmente se alarmarem com a fila, que, em suas referências, é sinal de morosidade, foram surpreendidos. “Há agilidade, o atendimento é muito bom, tudo muito organizado”, disse Silva. Para Sueli, chamou atenção a variedade de verduras, proteínas e grãos do cardápio. Segundo ela, uma das colegas, com restrição à lactose, foi inclusive orientada pela equipe de nutrição do RU.

“O pessoal está se virando bem na cozinha”, elogiou o servidor técnico-administrativo Philippe Rieffel Breide, 34, do Departamento de Educação Matemática. Ele almoça no RU pelo menos quatro vezes por semana. Para ele, a instalação do Restaurante foi um grande avanço para a comunidade acadêmica. “Facilitou muito mesmo”, disse.

Os servidores Rafael Padilha, 33, e Henrique Rippel, 32, ambos analistas de TI, lembram que a região do Anglo é carente de infraestrutura e o RU veio facilitar a alimentação da comunidade acadêmica. “Revolucionou a vida de muita gente”, observou Padilha. Para Rippel, o destaque são as refeições para quem é vegetariano, assim como ele. “A alimentação no RU para quem não come carne é muito acima do esperado para o valor que se paga”, salientou.

Impacto positivo
O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Mário Azevedo Júnior, comemora o efeito que o RU do Anglo tem em termos de permanência dos estudantes. Além da expressiva adesão ao novo restaurante, o RU do Campus Capão do Leão também tem tido grande volume de comensais, reflexo da implantação do Transporte de Apoio no local. “Há uma média de 500 e 600 alunos a mais jantando e almoçando, respectivamente, nos RUs da UFPel, se compararmos com o ano passado. Nosso próximo desafio será qualificar a permanência nos espaços da Universidade”, adiantou o gestor.

A reforma do prédio que abriga o Restaurante Universitário começou em 2017, ao custo de cerca de R$ 2 milhões, valor que também abarcou o custo de mobiliário e equipamentos.

Além do espaço do refeitório, com três buffets e 420 assentos distribuídos em diversas mesas, a edificação também recebeu uma nova cozinha, equipada com grandes panelas, fritadeiras e fogão industrial, área para armazenagem e estoque, espaço para higienização de pratos e talheres, vestiários para os trabalhadores e sala administrativa. Todo o espaço conta com o que a regulamentação prevê na área de acessibilidade, como banheiros adaptados e piso táctil.

O cardápio está disponível diariamente no sistema Cobalto. O RU do Anglo funciona de segundas a sextas-feiras, das 11h às 14h e das 17h30min às 20h.