Hospital da UFPel recebe R$ 2,3 milhões para compra de materiais

O Hospital Escola (HE) da UFPel está recebendo R$ 2,3 milhões para aquisição de materiais permanentes, escolhidos de acordo com as prioridades da Instituição. Os recursos são do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e foram liberados no dia 4, por meio de portaria publicada do Ministério da Saúde, no Diário Oficial da União.

Na liberação, os hospitais universitários federais do país receberam um reforço financeiro de R$ 102,5 milhões. São R$ 79,5 milhões para o custeio de materiais de uso diário das unidades e R$ 22,9 milhões para investimentos em reformas, obras e aquisição de equipamentos.

Financiado pelos ministérios da Educação e da Saúde, o programa Rehuf destina-se à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais. O presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, ressaltou o objetivo do programa. “Somos uma rede hospitalar voltada para a assistência e para o ensino e a pesquisa. O Rehuf também segue essa linha, tanto para auxiliar na criação das condições adequadas para que os hospitais possam oferecer assistência de saúde à população, mas também para proporcionar formação qualificada a profissionais da área de saúde”, explicou.

Homero Rodrigues, superintendente do Hospital Universitário Alcides Carneiro, da Universidade Federal de Campina Grande (PB), vinculado à Rede Hospitalar Ebserh, relata em que áreas os recursos dessa liberação do Rehuf serão aplicados. “Vamos adquirir um elevador para o transporte de pessoas e macas, pois hoje temos apenas uma rampa que, do ponto de vista ergonômico, está inadequada. Também implantaremos catracas eletrônicas e investiremos em instrumental cirúrgico para a área de neurocirurgia”, enumerou.

UFPel

O reflexo dos recursos do Rehuf no atendimento à população pode ser constatado em todo o país. Um exemplo é o caso da menina Mariana Santos, de apenas cinco anos, atendida com problemas respiratórios no Hospital Escola da UFPel, vinculado à Ebserh. A mãe da garota, Joice Santos, deu à luz no HE e, sempre que precisa, procura assistência na Pediatria do hospital. “Ela [Mariana] nasceu aqui e já teve outras internações. Nesse tempo, a gente vê que o hospital vem evoluindo, as obras que foram feitas aqui, o que melhorou na estrutura. Se tivesse como escolher sempre ser atendida aqui, eu escolheria”, afirmou Joice.

Publicado em 10/04/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags EBSERH, HE, Hospital Escola, Materiais, recursos.