Saberes e Sabores da Colônia lança site

A equipe reunida em torno da pesquisa Saberes e Sabores da Colônia, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem percorrido a Serra dos Tapes desde 2011 buscando conhecer, especialmente a partir da observação das práticas alimentares, um pouco da colônia da região de Pelotas e de sua gente, da diversidade que contempla colonos de distintas origens étnicas e da cultura camponesa que compartilham. O trabalho desenvolvido pelo grupo agora está reunido no site lançado.

A pesquisa é realizada através da parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura (GEPAC), Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA/UFPel) e Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS/UFPel).

Os resultados do trabalho estão contidos em comunicações apresentadas em congressos científicos, artigos publicados, monografias, dissertações e no livro Saberes e Sabores da Colônia (publicado pela Ed. UFRGS, em 2015, e disponível aqui). Além disso, também estão disponíveis produtos imagéticos (incluindo um DVD interativo) que, por meio do próprio site, podem chegar a cada canto da Serra dos Tapes, às suas escolas e organizações rurais, no intuito de fortalecer as iniciativas que buscam valorizar os saberes e sabores da colônia.

“Ainda através desses produtos, com a restituição dos resultados às famílias e comunidades rurais que participaram da pesquisa, agradecemos a acolhida e parceria no trabalho e reafirmamos a solidariedade com sua luta e o compromisso com a salvaguarda de sua cultura alimentar”, destaca a coordenadora do GEPAC, professora Renata Menasche.