UFPel inaugura Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinares em parceria com outras IES

Um ponto de sinergia para coordenar e apoiar atividades multi, inter e transdisciplinares. Assim deve ser o Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinares, inaugurado em parceria entre Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a quem caberá a coordenação.

O objetivo principal é, por meio de Núcleos Temáticos (NTs), articular pesquisas, projetos de extensão, seminários, conferências e atividades análogas, além de ofertar disciplinas no formato de módulo livre em nível de graduação e pós-graduação. Buscará, ainda, prestar assessoria e/ou consultoria a instituições governamentais e não-governamentais de interesse público, nacionais e estrangeiras, e a organismos de cooperação internacional.

A professora Natália Steigleder, docente do curso de Tecnologia em Transporte Terrestre da UFPel, que fica em Eldorado do Sul, foi convidada a coordenar o Núcleo Temático Planejamento e Mobilidade Urbana. Esse grupo tratará de aspectos referentes ao ambiente urbano, sua ocupação (espaços de convívio, atravessamentos, conflitos) e seu planejamento, especialmente na área de mobilidade urbana. “Através da realização de pesquisa, ensino e extensão buscará constituir-se num espaço de articulação entre universidade, poder público e demais agentes da sociedade civil no sentido de contribuir com subsídios para o planejamento de uma circulação eficiente e eficaz, mas com equidade no uso do espaço público”, destacou a professora.

Segundo ela, a integração das universidades oportuniza a troca de conhecimentos entre pesquisadores das diversas instituições e potencializa a possibilidade de realizar ações conjuntas, somando esforços no sentido de uma produção do conhecimento mais qualificada, uma vez que envolve também áreas diferentes, da tecnologia, passando pelas ciências humanas, sociais e biológicas, até a pedagogia.

Além do Núcleo de Planejamento e Mobilidade Urbana o Laboratório vai desenvolver atividades nos NTs “Política, Ambiente e Educação”, com coordenação da professora Patrícia Binkowski (UERGS); “Ambiente, cultura e turismo”, coordenado pelo professor Carlos Alberto Steil (UFRGS); “Ecologia, saúde e espiritualidade”, liderado pela professora Isabel Cristina de Moura Carvalho (UFRGS – CNPq); “Tecnologias Sustentáveis”, sob responsabilidade do professor Rafael Haag (UERGS); “Conservação e uso de Recursos Florestais”, coordenado pelo professor Jorge Antônio de Farias (UFSM) e “Letramento científico, Olimpíadas do conhecimento e Formação continuada de professores”, com coordenação da professora Erli Schneider Costa (UERGS).

O Laboratório é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UERGS e ficará situado no polo da Universidade Aberta do Brasil em Gramado.