Publicado o Relatório de 2018 da Gestão

Após aprovação dentro do Conselho Diretor da Fundação (Condir), um dos Conselhos Superiores da UFPel, está publicado o Relatório de Gestão do Exercício de 2018, Prestação de Contas Anual. Em mais de 200 páginas, o documento está divido em Blocos, que são Instituição, Governança e Planejamento; Relato dos Resultados de Gestão-Unidades Administrativas; Áreas Especiais de Gestão; Demonstrativos Contábeis e Orçamentários; e Conformidade e Demandas de Órgãos de Controle.

No documento, o reitor Pedro Curi Hallal escreve a seguinte mensagem:

“A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) teve um ano de conquistas em 2018, apesar de um cenário econômico recessivo e de um cenário político instável, marcado por uma polarização eleitoral no âmbito federal. Tal conjuntura, aliás, foi abordada num evento inesquecível, de concessão do título de Doutor Honoris Causa ao Professor Boaventura de Sousa Santos. Na área de assistência estudantil, a administração conseguiu solucionar, com a aquisição de dez ônibus, a maior dificuldade enfrentada por nossos estudantes nos últimos anos: o deslocamento para o Campus Capão do Leão. Com essa conquista, o transporte de apoio aos estudantes agora conecta os principais campi da UFPel, como ocorre nas principais universidades do mundo. Em 2018, a UFPel realizou sua primeira formatura institucional, garantindo que essa coroação da trajetória acadêmica seja acessível a todos os estudantes. Também em 2018, a UFPel ampliou o percentual de suas vagas destinadas a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, valorizando o ensino público e gratuito no país. Todas as 22 unidades acadêmicas da UFPel elaboraram, em 2018, seus Planos de Desenvolvimento da Unidade, uma nova metodologia de planejamento, da base para o topo, que embasará a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel. Em 2018 foi aprovada no Conselho Universitário a criação do Conselho de Planejamento da UFPel, um fórum democrático para descentralizar o processo de planejamento na Universidade. Juntamente com um grupo restrito de Universidades, fomos contemplados no Edital CAPES Print para internacionalização, conquistando uma verba superior a R$ 16 milhões. Além disso, em 2018, aprovamos a criação de quatro novos cursos de Doutorado. Aproximamos nossos vínculos com os municípios da região, por meio de edital para vagas remanescentes e parcerias institucionais com diversas prefeituras. Enfim, com apenas a metade do mandato concluído, conseguimos implementar mais de 70% do programa de gestão eleito para administrar a UFPel entre 2017 e 2020. O ano de 2019 será cheio de desafios, especialmente pelas comemorações do cinquentenário da instituição. Esperamos que a leitura desse relatório de gestão seja proveitosa e que nosso texto consiga traduzir o excelente ano de 2018 que vivemos.”

Leia o Relatório em  Relatório de Gestão 2018_v02-final .