Inicia Curso de Gestantes do Hospital Escola

Iniciou nessa quarta-feira (13), o Curso de Gestantes do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel). O curso será dividido em cinco módulos, com encontros de cerca de uma hora de duração. Eles ocorrerão uma vez por semana, às 14h, no auditório do HE, localizado em frente ao hospital, na rua Professor Araújo, 433.

O curso é conduzido por uma equipe multiprofissional constituída por médico obstetra, enfermeiro obstetra, assistente social, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, psicólogo e pediatra. A iniciativa é resultado de um projeto em parceria entre o Hospital Escola e o Núcleo de Pesquisa e Estudos com Crianças, Adolescentes, Mulheres e Famílias (NUPECAMF).

O primeiro módulo, que iniciou no dia 13 de março, contou com a presença de 19 gestantes. No encontro, a assistente social Ana Elisabeth Rocha apresentou os direitos das gestantes e documentações necessárias. A nutricionista Simone Pacheco falou sobre cuidados com a alimentação antes e durante a gestação e a profissional de educação física, Lidiane Pozza, salientou a importância da atividade física na gestação. No dia 20, serão abordados anatomia e fisiologia na gestação, sentimentos comuns na gestação, ergonomia e autocuidado na gestação.

O terceiro módulo, no dia 27, irá abordar as medidas não farmacólogicas de alívio da dor durante o parto, bem como os tipos de parto. Na primeira semana de abril, dia 4, serão passadas orientações sobre banho do bebê, amamentação e sobre as primeiras vacinas e teste do recém-nascido.

E no último encontro, que ocorrerá no dia 10 de abril, o tema será Mulher no Puerpério: cuidados, fisiologia e métodos contraceptivos. Ao final do curso haverá uma confraternização e o sorteio de um ensaio fotográfico para as gestantes. Para concorrer ao ensaio e para ganhar certificado, que será entregue no último dia, a gestante deve ter participado de, pelo menos, três módulos.

Serão oferecidas 30 vagas. Para se inscrever no curso, a gestante deve encaminhar um e-mail para o endereço eletrônico serv.social@heufpel.com.br, informando o nome completo e o telefone para contato ou procurar o Serviço Social do HE, na rua Professor Araújo, 538.

Publicado em 18/03/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, Hospital Escola.