Início do conteúdo

UFPel é uma das promotoras do 2º Congresso Aeroespacial Brasileiro

A UFPel é uma das instituições promotoras do 2º Congresso Aeroespacial Brasileiro (CAB), que se realiza de 16 a 19 de setembro, na Universidade Federal de Santa Maria. O evento tem como temas principais os Debates e o Diálogo entre os Atores do Setor Aeroespacial Brasileiro. Ocorrerão palestras, mesas-redondas, fóruns, feira de estágios e oportunidades, mostra tecnológica, visitas e minicursos. O professor do Centro de Engenharias da UFPel Maiquel Canabarro faz parte da Comissão Organizadora Nacional do Congresso.

O CAB é um evento que visa a sinergia das instituições ligadas ao setor aeronáutico e astronáutico brasileiro. A primeira edição do evento ocorreu em 2018, na Cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, sendo sediado no Centro Universitário Uniamérica.

O Congresso será hospedado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a organização das seguintes entidades: UFSM, Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (CACISM), Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do ABC (UFABC), Centro Universitário União das Américas (UniAmérica), Universidade Positivo (UP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O II CAB visa promover o diálogo entre universidades, institutos de pesquisa, empresas, governo, forças armadas e de segurança, órgãos públicos e investidores, trazendo o debate da transferência de conhecimento da universidade para os setores produtivos.

Conforme a comissão organizadora, almeja-se estabelecer um ambiente para discussão de parcerias, projetos e colaboração entre as instituições, propiciando interação entre as áreas de aeronáutica e astronáutica, bem como a sinergia dos participantes com o Programa Espacial Brasileiro (PEB).

De modo a ampliar o ponto de vista do setor, será promovida a integração entre estudos estratégicos, contexto estratégico, tecnológico e produtivo, com uso das tecnologias na defesa e segurança, modelos de produção e inovação, criando um escopo além do acadêmico e de pesquisa.

O evento também visa fomentar a cultura de trabalhar com engenharia aeroespacial nas instituições. A natureza interdisciplinar da área propicia que trabalhos de diversos setores possam ser aproveitados em oportunidades do setor aeroespacial.

Haverá uma competição de minifoguetes. Veja em   Cartaz Competição   .

Submissão de trabalhos

Áreas Temáticas:
➡️ Aerodinâmica;
➡️ Propulsão;
➡️ Estruturas, Materiais e Fabricação;
➡️ Mecânica de Voo, Controle e Sistemas;
➡️ Engenharia de Sistemas, Integração e Testes;
➡️ Satélites, Constelações e Sub-Sistemas;
➡️ Concepção e Operação de Missões Espaciais;
➡️ Fenômenos atmosféricos e espaciais e seus efeitos sobre sistemas aeroespaciais;
➡️ Lançadores e Foguetes de Sondagem;
➡️ SARP’s e Aplicações;
➡️ Ensino em Engenharia Aeroespacial;
➡️ Empreendedorismo e Transferência Tecnológica;
➡️ Tecnologias para Defesa e Segurança Pública;
➡️ Economia da Defesa e Estudos Estratégicos;
➡️ Direito Espacial.

Datas Importantes:
⚠️ Prazo para submissão de resumos: 08/04/19
➡️ Prazo para o resultado da avaliação dos resumos: 10/05/19
➡️ Prazo para submissão dos trabalhos completos: 15/07/19
➡️ Prazo para divulgação da avaliação dos trabalhos completos: 09/08/19
➡️ Prazo para submissão das correções dos trabalhos completos: 26/08/19
➡️ Prazo para parecer final dos trabalhos completos: 09/09/19.

Link do evento: bit.ly/ii-cab  .