Semana de Integração congrega alunos brasileiros e uruguaios do PPG em Enfermagem

O programa de pós-graduação em Enfermagem está promovendo, desde segunda (11) até sexta-feira (15), uma Semana de Integração, na perspectiva de construção do conhecimento e congraçamento entre os alunos e professores. A cerimônia de início do evento contou com a presença do vice-reitor da UFPel, Luis Amaral, e do coordenador de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rafael Vetromille.

Durante o período, estão sendo promovidas palestras de cunho acadêmico-científico, rodas de conversa e confraternizações. Inspirados pela atividade promovida durante a última Semana Integrada de Inovação, Ensino e Extensão (SIIEPE), a semana também contará com a apresentação das teses em três minutos.

Conforme a coordenadora do PPG, professora Elaine Thumé, o evento busca incentivar os acadêmicos e evidenciar o compromisso social do Programa. “A construção do conhecimento está alicerçada nas demandas sociais. Estamos em uma Universidade pública, financiada com orçamento público, e precisamos devolver à sociedade esse investimento”, observou.

De acordo com a docente, faz parte da missão do PPG preparar pesquisadores e professores inseridos no espaço público. Além da atuação nessa linha, o Programa vem reforçando sua perspectiva de internacionalização, discutindo a necessidade de investimento em línguas estrangeiras e mobilidade.

A integração também busca ser realizada entre os novos integrantes do programa e também dos estudantes ligados ao doutorado interinstitucional internacional (Dinter), realizado em parceria com a Universidade de la República, do Uruguai (Udelar). Esse é o primeiro doutorado desse tipo realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A programação pode ser vista no anexo: Semana-de-Integração-2019-Português