Disciplinas adotam novos códigos a partir deste semestre

A partir do primeiro semestre letivo de 2019, todas as disciplinas em vigência na Universidade Federal de Pelotas adotarão novos códigos. Os identificadores, antes compostos por sete dígitos, passarão a contar com oito. A medida é motivada pela aprovação do novo Regulamento do Ensino de Graduação e já estará válida tanto para as matrículas dos ingressantes quanto para as rematrículas deste primeiro semestre letivo do ano.

Esse novo regramento alterou dispositivos que versam, por exemplo, na duração das disciplinas e em suas cargas-horárias, adequando-os à legislação vigente. Os componentes curriculares, antes contados em horas aulas, agora serão computados no tempo real dispendido em sala de aula, ou seja, horas-relógio. Um exemplo são as disciplinas que antes tinham 68 horas-aula, em calendário de 17 semanas letivas: elas agora terão uma carga de 60 horas, distribuídas em 18 semanas.

No entanto, caso tal atualização fosse feita nos sistemas acadêmicos nos códigos já existentes, isso alteraria os cálculos de todas as cargas horárias, inclusive daqueles que já cursaram a disciplina na carga horária antiga.

O trabalho de recodificação foi feito em parceria pela Coordenação de Registros Acadêmicos, da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), e pela Coordenação de Sistemas de Informação, da Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação (Progic). Foram realizados testes e conferências para que, no processo de solicitação de rematrícula, as disciplinas já sejam encontradas pelos novos códigos.

Padronização

A nova codificação padroniza a identificação das disciplinas de uma forma lógica. Os dois primeiros dígitos correspondem à unidade acadêmica que oferece o componente curricular; a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, mais antiga, recebeu o código 01, e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico, mais recente, ficou com o 22, por exemplo.

Os dois próximos correspondem ao departamento ao qual a disciplina pertence, quando há. Os departamentos que já possuíam uma numeração de dois dígitos mantiveram-na; já os que tinham três, tiveram sua identificação alterada.

Já os quatro últimos dígitos são da disciplina em si. Estes são completamente novos e escolhidos de forma aleatória.

Adequação de carga-horária

A mudança no cálculo das cargas-horárias das disciplinas da UFPel são fruto do novo Regulamento do Ensino de Graduação, que adequou as divergências entre os registros feitos aos novos regramentos em uso corrente pelas demais universidades.

Um dos benefícios trazidos pela mudança, além deste ajuste ao que preza a legislação, é no que tange aos aproveitamentos de disciplinas por estudantes que tentam o procedimento, conforme explica a coordenadora de Registros Acadêmicos, Emileni Tessmer: uma disciplina de quatro créditos ofertada por outra universidade, com o novo registro em vigor, teria 60 horas; a da UFPel registrava 68, criando dificuldades nos cálculos.