Aryeh Stein fala sobre nutrição, saúde e capital humano em aula inaugural na Epidemiologia

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas promove aula inaugural do ano acadêmico de 2019, com a presença do professor Aryeh Stein, da Escola Rollins de Saúde Púlica, da Universidade Emory, Estados Unidos. A aula será realizada  no dia 12 de março, às 14h, no auditório B do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel.Stein irá apresentar a palestra The INCAP nutrition supplementation trial and longitudinal follow-up study: five decades of research. A apresentação aborda resultados de um programa de suplementação nutricional direcionado a mulheres grávidas, lactantes e crianças (do nascimento aos sete anos de idade), realizado, na Guatemala, pelo Instituto de Nutrição da América Central e Panamá (INCAP, na sigla em inglês). Ao lado de pesquisadores do INCAP, Stein trabalha  para examinar as consequências a longo prazo da nutrição durante o período gestacional e a primeira infância sobre o desenvolvimento de doenças cardiometabólicas e o capital humano na vida adulta.

O professor da Universidade Emory é internacionalmente reconhecido por sua experiência em estudos sobre a interação entre nutrição, saúde e desenvolvimento físico e cognitivo. Um dos focos principais de sua pesquisa é a identificação de períodos críticos de suscetibilidade (por exemplo, gestação e infância) a déficits ou excessos nutricionais para o desenvolvimento da saúde a longo prazo.

Uma de suas pesquisas em andamento é uma colaboração entre cientistas do consórcio conhecido como COHORTS – Consortium on Health Outcomes Research in Transitioning Societies, que reúne as cinco maiores coortes de nascimento de países em desenvolvimento. Esse trabalho irá agregar dados já coletados nessas coortes, incluindo a Coorte de Nascimentos de 1993 em Pelotas, no Brasil, a novos dados que irão incluir medidas de desenvolvimento cognitivo, funcionamento emocional, saúde mental e capital social e humano de jovens e adultos.

Professor dos departamentos de Epidemiologia e de Saúde Global da Escola Rollins de Saúde Pública, na Universidade Emory, nos Estados Unidos, Aryeh Stein  graduou-se em nutrição pela Universidade de Londres, na Inglaterra,  e obteve os títulos de mestre e doutor em epidemiologia pela Universidade Columbia, em Nova Iorque, Estados Unidos. Publicou mais de 200 artigos revisados por pares, que receberam aproximadamente 15 mil citações. É ex-presidente imediato do Conselho de Nutrição Global da Sociedade Americana de Nutrição e ex-membro do conselho de diretores da Sociedade. Editor associado do Journal of Nutrition, participou de diversas comissões de avaliação para o National Institutes of Health (NIH).

Publicado em 19/02/2019, nas categorias Agenda, Eventos Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags Aula Inaugural, Epidemiologia, Pós-graduação.