UFPel estreita relações com centros de Inovação na Califórnia

Durante os primeiros dias de janeiro, a UFPel, através da Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), realizou uma missão para aproximação com o maior ecossistema de inovação do mundo, nas cidades de San Francisco e San Diego, nos Estados Unidos.

Foram realizadas diversas reuniões com universidades, institutos, escritórios de propriedade intelectual e empresas visando a celebração de convênios e acordos com a UFPel e suas empresas incubadas na incubadora Conectar.

De 7 a 11 de janeiro, o coordenador da CIT, Vinicius Campos, participou de uma série de reuniões, entre estas, uma com o Office of Technology Licensing da Stanford University, e uma com o Office of Technology Management da University of California San Francisco (UCSF). Além disso, o professor foi convidado para o evento “The Brazilian Pharmaceutical Market” organizado pelo Escritório Dannemann Siemsen, associação INTERFARMA e a BIO (Biotechnology Innovation Organization).

Um dos primeiros resultados diretos decorrentes das reuniões em San Francisco é o possível intercâmbio entre Startups de ciências da vida do Brasil e da Califórnia. “As nossas Startups poderão vivenciar o maior ecossistema de inovação do mundo e ganhar experiência para implementar no nosso mercado”, afirmou o coordenador.

Em julho de 2017 a UFPel assinou um protocolo de intenções com a University of California San Diego (UCSD) visando estreitar as relações de pesquisa, pós-graduação e inovação.

Na visita à UCSD, o destaque foi para a reunião no Sanford Consortium (www.sanfordconsortium.com). Nesta reunião, foi discutida a possibilidade do lançamento de um edital conjunto entre o consórcio e a UFPel para intercâmbio de pesquisadores na área de células tronco. Para este edital, o consórcio garantiu a metade dos recursos financeiros.

Em 2019, a PRPPGI, através da equipe da CIT, tem uma série de novidades que serão implementadas ao longo do ano. Como o novo sistema de tramitação de patentes completamente on-line, o lançamento de um extrato de oferta para licenciamento das patentes, o início do programa Doutorado para Inovação do CNPq aprovado no final de 2018. Outras ações que estão sendo preparadas serão divulgadas em breve.

Em 2018, foram regulamentados diversos pontos do novo marco legal de C, T & I, (Decreto 9.283/2018) através das resoluções 30 e 35 de 2018 do COCEPE, visando adequar a UFPel às novas legislações.

“Consideramos o saldo extremamente positivo da missão, uma vez que, a internacionalização na área de Inovação é fundamental, pois trabalhamos com o mercado global, dessa forma, o contato com os escritórios de inovação das principais universidades da Califórnia abre portas para diversas possibilidades para a UFPel. Além disso, a missão obteve inclusive a possibilidade de recursos financeiros para a Universidade”, observou Vinicius Campos.

Publicado em 15/02/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Inovação Tecnológica, Internacionalização, PRPPGI.