Início do conteúdo

Atividades fora de disciplinas já podem ser registradas no Cobalto

Uma nova funcionalidade do sistema acadêmico Cobalto já permite que os colegiados de curso registrem atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas por estudantes fora de seus horários de aula. Também podem ser inseridas jornadas dos alunos como bolsistas de Iniciação ao Trabalho ou de Desenvolvimento Institucional e estágios curriculares.

Estudantes interessados em manter tal registro, para posterior comprovação, devem procurar seus colegiados, munidos de atestados emitidos pelos seus orientadores de atividade, nos quais constem os períodos de vínculo. Após o lançamento dos dados no sistema, o próprio aluno poderá retirar o atestado final por meio do Cobalto.

Serão fornecidos dois tipos de documentos comprobatórios: no período de férias, será emitido um atestado de vínculo, onde constarão os dias e horários das atividades desenvolvidas junto à UFPel; já durante o semestre letivo, tais informações serão inseridas no atestado de matrícula.

Os atestados poderão ser usados para comprovação de vínculo para os mais diversos fins, especialmente para o Restaurante Universitário e para o Consórcio de Transporte Coletivo de Pelotas, que estava restringindo a prova de atividades a documentos emitidos e certificados pelo Cobalto.

Os alunos, no entanto, devem ficar atentos, pois o registro fica válido apenas para o período acadêmico em vigência, ou seja, semestre ou ano – no caso do curso de Direito. A cada mudança de período letivo, deve ser feita nova solicitação.

Essa nova ferramenta do Cobalto foi desenvolvida em parceria pelas Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis, de Ensino e de Gestão da Informação e Comunicação.