Comitê Articulador do Conselho de Planejamento (COPLAN) está com inscrições abertas

Estão abertas até 20 de março as inscrições de candidatos ao Comitê Articulador do Conselho de Planejamento (Coplan) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Serão inscritas chapas para representações dos estudantes, dos docentes e dos técnico-administrativos por região dos campi (Capão do Leão, Centro-Sul e Balsa-Porto), independentemente de categoria. A eleição ocorrerá de 25 a 27 de março, de forma on-line. Veja como se candidatar aqui.

Na escolha dos representantes dos segmentos, é possível se candidatar e votar em pessoas da própria categoria, como ocorre em outras instâncias da UFPel. A grande novidade trazida pelo Coplan são as eleições de representantes das zonas regionais. Nelas, estudantes, professores e técnico-administrativos poderão se candidatar para representar sua zona de lotação (Balsa-Porto, Capão do Leão ou Centro-Sul), independentemente da categoria a que pertençam. “Será a primeira vez na UFPel em que candidaturas e voto não serão restritos à categoria, podendo, sem impedimento algum, os eleitores das três categorias votarem entre si”, observou Claiton Lencina, do Núcleo para o Desenvolvimento Institucional da Proplan.

O Coplan
É uma estrutura de decisão dinâmica, horizontal e inclusiva. Constituído como órgão consultivo e propositivo da Universidade, conta com o apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.

Os três Conselhos Superiores da UFPel deliberam sobre o presente e, algumas vezes, tratam do passado da Instituição, mas não se caracterizam por planejar estrategicamente as ações da Universidade em médio e longo prazo. Esta lacuna existente em relação ao planejamento representa um entrave ao desenvolvimento universitário.

A criação de um conselho de planejamento responsável por refletir e planejar o futuro da Instituição tem como objetivo primordial preencher esse hiato de modo estruturado. Por meio do Coplan, as ações de planejamento poderão ser apreciadas e desenvolvidas pela comunidade universitária e representantes externos, com ampla discussão, tornando-as assim ações institucionais socialmente referenciadas.

O Coplan tem função de emitir pareceres, avaliar, orientar e encaminhar aos conselhos deliberativos da Universidade projetos e ações de planejamento e desenvolvimento, conforme a necessidade, e se constitui de um Comitê de Articulação de longa duração, e de múltiplos Grupos Temáticos de curta duração. Cada Grupo reúne integrantes selecionados por área de formação, concentração ou atuação e pode contar com membros externos à Universidade. A efemeridade dos Grupos e a grande abrangência da seleção de seus integrantes, assim como a heterogeneidade da composição do Comitê, garantem que qualquer pessoa da comunidade acadêmica da UFPel possa vir a ser conselheiro de planejamento da UFPel.

O Comitê Articulador é a única instância do Conselho com funcionamento constante, sendo composto por representantes das categorias, representantes das três zonas regionais (Balsa-Porto, Capão do Leão, Centro-Sul) e da comunidade externa à Universidade, totalizando onze membros titulares e seus respectivos suplentes com mandato de 24 meses.

Para a composição do Comitê Articulador, haverá eleição de representantes das três categorias e de representes das zonas regionais. A escolha do representante da comunidade externa no Comitê será de responsabilidade do Fórum Social da UFPel.

Saiba mais sobre o COPLAN aqui. Sobre a votação, acesse este site.