PROGEP lança Edital de Apoio à Capacitação de Servidores em Ações Externas

Servidores do quadro permanente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) já podem candidatar-se ao edital voltado a apoiar ações externas de capacitação. Lançado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), o instrumento pretende oportunizar, de forma transparente, ajuda de custo para participação em atividades fora da UFPel.

Para este edital, que é o primeiro dos três previstos para o ano, serão destinados R$ 50 mil para as ações de capacitação externas com previsão de realização para os meses de março, abril e maio de 2019. Serão apoiados no máximo dois servidores por Unidade para a mesma ação, podendo situações excepcionais serem analisadas.

A ajuda de custo para participação na ação será de até R$ 5 mil por servidor, incluindo inscrição, diárias e passagens.

Dentre os critérios classificatórios, estão itens como a não necessidade de pagamento de passagens, diárias ou inscrições na atividade pretendida e o fato de o servidor não ter recebido apoio do Programa de Capacitação nos últimos 12 meses para ação similar à solicitada. Uma Comissão Especial será instituída para avaliar de forma objetiva os pedidos recebidos.

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal da UFPel, Cynthia Oliveira da Rosa, o edital foi pensado para conferir transparência, isonomia e difusão da oportunidade. “Observamos que em muitos locais da Universidade os servidores desconheciam a possibilidade de ter apoio para capacitação. Com o edital, teremos um processo mais igualitário e transparente, no qual o servidor pode conhecer os recursos disponíveis e a maneira como são investidos”, destacou.

Está previsto um investimento anual de R$ 150 mil, divididos entre os três editais. Os recursos não utilizados neste serão remanejados para ações contempladas no próximo edital, que deverá ser publicado em maio.

Pedidos
O pedido deverá ser realizado pelo servidor através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), no período de 6 a 17 de fevereiro e, após, encaminhado ao Núcleo de Capacitação (NUCAP).

O processo de solicitação deverá ser individual e deverá conter os formulários “PROGEP Solicitação de apoio – Ação Externa de Capacitação” e “PROGEP Parecer da chefia imediata – Ação Externa de Capacitação”, além de documento no qual conste o conteúdo programático da ação, o período e o local de realização.

Os detalhes estão no edital, disponível aqui.