UFPel recepciona calouros na Rodoviária

Chegar a uma cidade muitas vezes desconhecida em busca da realização de um sonho pode não ser muito simples no início. Para auxiliar os calouros que estão vindo fazer a matrícula do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) preparou uma equipe para receber os novos estudantes na Estação Rodoviária de Pelotas (UFPel).

Nos dias de matrícula, entre as 9h e as 13h, no setor de desembarque da Rodoviária, um grupo formado por estudantes voluntários oferece informações sobre deslocamento e localização das unidades da UFPel, funcionamento da Universidade, dicas sobre a cidade e qualquer outro tipo de dúvida que surja. Um transporte de apoio está disponível para auxiliar no trajeto entre a Rodoviária e o local de matrícula (o Campus 2 da UFPel).

Veterana de primeira viagem – como ela mesma se caracteriza -, a estudante do terceiro semestre de Biotecnologia Kethlin Ferreira, 19 anos, é uma das voluntárias que estava acolhendo os novos alunos nesta quarta-feira (30). Ela conta que estar auxiliando é um ato de reciprocidade. “Muitos não conhecem a cidade e ter esse apoio é muito bom. Eu fui bem recebida quando cheguei. Agora estou fazendo isso por alguém”, conta.

Kethlin estava acompanhada pelos amigos Luis Klug, 22, do terceiro semestre de Engenharia Civil, natural de Sorocaba, e Marcos dos Santos, 33, de Belo Horizonte e estudante do sétimo semestre de Letras. Os três são moradores da Casa do Estudante da UFPel.

Depois de viver dez anos no Rio de Janeiro, onde concluiu o mestrado em Filosofia, Patrícia Boeira de Souza, 33 anos, voltou há dois meses a Porto Alegre para estar perto da família. Com a aprovação no Sisu para o curso de Dança na UFPel, espera pesquisar a relação entre corpo e movimento. A gaúcha ainda não conhecia Pelotas e recebeu as boas-vindas e primeiras orientações do grupo na Rodoviária. “Vi no site que a UFPel ia oferecer essa recepção. Achei muito legal, assim não fico perdida”, observou, enquanto aguardava o transporte de apoio que a levaria até o local da matrícula.

Matrícula
A matrícula do Sisu prossegue ainda na quinta (31), na sexta (1º) e na segunda-feira (4), das 8h30min às 14h, no Campus 2 (Rua Almirante Barroso, 1.202). O edital com todos os detalhes pode ser consultado aqui.

Auxílios
Nos dias de matrícula, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) realiza reuniões com os alunos ingressantes que necessitem acolhimento imediato e assistência provisória (mais informações podem ser solicitadas através do e-mail cpe.prae.ufpel@gmail.com). As reuniões ocorrerão diariamente no local de matrícula (Campus 2 – Sala 211), às 15h.

Para informações sobre quem pode ser beneficiário do Programa de Assistência Estudantil, pode ser útil acessar o site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Informações sobre a Moradia Estudantil da UFPel estão disponíveis na página institucional da Coordenação de Políticas Estudantis. O candidato pode fazer uma visita virtual à Casa do Estudante.

Contatos com a Coordenação de Políticas Estudantis podem ser feitos pelo e-mail cpe.prae.ufpel@gmail.com e com a Coordenação de Integração Estudantil pelo endereço cb.prae@ufpel.edu.br.

Publicado em 31/01/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags alunos, CRA, Matrículas, SiSU.