Direção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo é reconduzida para novo mandato

Os professores Maurício Polidori e Isabel Salamoni foram reconduzidos, na última sexta-feira (25), para mais um mandato como, respectivamente, diretor e vice-diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas.

Na cerimônia, conduzida pelo vice-reitor Luis Amaral, os gestores da unidade aproveitaram para realizar um retrospecto dos últimos quatro anos e traçaram metas para o próximo período.

Polidori considera que muitas das proposições feitas não foram atingidas, algumas delas por inviabilidades impostas aos gestores de órgãos das universidades. No entanto, ele afirma que foram feitas outras coisas que nem foram imaginadas e que vêm impactando a rotina da Faurb. “Foram uma série de avanços inesperados”, explica.

Entre os fatos destacados pelo diretor, está o fato de que a faculdade mantém acordos de cooperação com 10 cidades de fronteira, inclusive no Uruguai. Além disso, o doutorado do programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo aguarda aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) para iniciar suas atividades.

O diretor também considera uma conquista o esforço coletivo empreendido pela comunidade da faculdade para as suas diversas atividades. Isso, segundo Polidori, se dá por uma política de liberdade, de hospitalidade e acolhimento e de engajamento com os movimentos sociais e ambientais.

Para os próximos anos, tanto Polidori quanto Salamoni afirmam já imaginar dificuldades. Entretanto, é uníssono o discurso de que, a partir desses impasses, que se faça resistência e se busquem soluções criativas para avançar. Os planos futuros para a Faurb também foram lembrados, e a direção deu foco para o portfolio de projetos a ser executado até 2023, ano em que a unidade celebra seus 50 anos.