Academia da Unidade Cuidativa é revitalizada

Usuários da Unidade Cuidativa, vinculada à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), receberam, nesta sexta-feira (25), uma academia mais qualificada. O espaço ganhou equipamentos e mobiliário adquiridos através de emenda parlamentar do deputado federal Dionilso Marcon (PT), no valor de R$ 150 mil. A Unidade Cuidativa é reconhecida pelo trabalho em cuidados paliativos e dedicada a oportunizar mais qualidade de vida para pessoas acometidas por doenças crônicas.

O montante foi investido em diferentes ambientes do serviço da Unidade Cuidativa, em especial na área de Reabilitação – que engloba a academia. De acordo com a coordenadora da Unidade, médica Julieta Fripp, esta se torna a maior e mais qualificada academia para atender pessoas com necessidade de cuidados paliativos 100% SUS no país.

Esteiras e bicicletas ergométricas e estações de musculação foram alguns dos equipamentos instalados. Como o espaço atende pessoas que necessitam de monitoramento, também foram adquiridos eletrocardiógrafo, monitor cardíaco, carro de emergência e ultrassons de fisioterapia.

A área de reabilitação da Unidade Cuidativa tem a missão de melhorar a mobilidade e a autonomia dos pacientes. Há atendimento de fisioterapia, terapia ocupacional e educação física. De acordo com a coordenadora, ter a oportunidade utilizar a academia proporciona ao usuário, entre outros benefícios, melhora em relação a dores articulares, distensão ou atrofia ósseo-muscular, sequelas neurológicas provocadas pela doença e dor crônica. Pessoas com câncer, por exemplo, costumam apresentar como sintoma inicial perda de peso. “Quanto mais cedo elas puderem fazer atividade física acompanhada, mais energia, apetite e força muscular terão”, observa.

Para atender as atividades acadêmicas e recreativas, que envolvem estudantes e pacientes, a Unidade Cuidativa recebeu ainda projetores, computadores, equipamentos de áudio e som, ares-condicionados e cadeiras.

Publicado em 29/01/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, Faculdade de Medicina, Unidade Cuidativa.