Início do conteúdo

UFPel realizará projeto Escola Parceira no Capão do Leão

UFPel e Prefeitura do Capão do Leão firmam acordo, nesta segunda-feira (7), às 14h, para o estabelecimento do projeto Escola Parceira com a Escola Municipal Margarida Gastal, que fica localizada dentro do Campus Capão do Leão da Universidade. O acordo será assinado na própria Escola.

O trabalho é uma abordagem inspirada no que é conhecido como Escola de Aplicação. Mas a atividade será realizada em outros moldes. “Primeiro, por ser este projeto aberto à participação de todos os cursos da Universidade, e não somente às licenciaturas. Segundo, porque não se restringirá a um campo de estágio, mas integrará outras ações que forem demandas da Escola e que apareçam da construção do projeto pedagógico a ser elaborado com a Escola”, considera a professora Lúcia Peres, da Faculdade de Educação da UFPel e assessora do Gabinete da Reitoria.

Ela completa que o objetivo será protagonizar trocas, com ações refletidas. “A parceria integra uma das três revoluções propostas pela Gestão da UFPel, a Acadêmica, onde defendemos que o ensino deve ser muito mais do que uma sala de aula. Acreditamos que a Escola Parceira possibilitará uma troca entre os processos de ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, desafiará professores e estudantes, de ambas as instituições, a se constituírem em investigadores das práticas, com vistas a propostas de ensino e ações inovadoras, onde o foco seja a construção de práticas”, ressaltou.

De acordo com a Universidade, desta forma, será uma parceria através da qual a UFPel assume a Escola Margarida Gastal como um laboratório de práticas pedagógicas, criadora de um espaço de troca de saberes entre professores da Escola, do ensino superior e estudantes, nas diversas áreas e cursos da Instituição, e de projetos inovadores e experimentais relacionados ao ensino. O projeto foi aprovado pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) da UFPel em dezembro.

Escola

A Escola Municipal de Educação Fundamental Margarida Gastal, criada em 1948, oferece da pré-escola ao nono ano, pela manhã e tarde. São cerca de 200 alunos da região, o que inclui as comunidades do Bairro Jardim América e até de assentamentos próximos.

Para Gustavo Rodrigues, que era Secretário de Educação do Capão do Leão na época de concepção do projeto, e hoje atua como técnico do órgão, o projeto consolida uma parceria com a UFPel. “Atenderá uma necessidade do Município. Vejo uma boa perspectiva de trabalho, com continuidade de projetos, para desenvolver potencialidades e extensão com outras áreas. É uma nova experiência para a Educação Básica”, afirmou.

Na foto, recente visita de alunos da Escola à Brinquedoteca da Faculdade de Educação da UFPel.

Publicado em 04/01/2019, nas categorias Destaque, Notícias.