FAUrb realiza trabalho de Planejamento e Desenho Urbano em Candiota

Alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb/UFPel) apresentam, em Candiota, trabalho desenvolvido na área de Planejamento e Desenho Urbano. A disciplina de Desenho Urbano 2, do oitavo semestre do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUrb, trabalha com análises morfotipológicas dos Centros Históricos das cidades do Distrito Geoeducacional da UFPel.

A turma deste segundo semestre mostra nesta quarta-feira (19) os resultados das análises morfotipológicas do distrito de Seival, de Candiota. Também serão apresentadas propostas de diretrizes urbanas para a 14ª cidade estudada nos últimos 26 anos pela disciplina.

Candiota é uma cidade polinucleada, em razão das várias usinas termoelétricas implantadas desde a década de 1950. O Centro Histórico analisado, o núcleo do Seival, tem um passado que remonta à Revolução Farroupilha. A geratriz do núcleo urbano foi a Estação Ferroviária e, posteriormente, foi feito loteamento naquele entorno, que abarcou as pré-existências das estâncias que se haviam instalado naquela localidade.

As diretrizes urbanas que serão apresentadas pelos acadêmicos têm como objetivo a preservação das pré-existências significativas do núcleo de Seival: as edificações e a forma urbana do conjunto.

Publicado em 19/12/2018, na categoria Notícias.