Conheça o Conselho de Planejamento da UFPel

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel está lançando uma nota de esclarecimento sobre o Coplan (Conselho de Planejamento) da Universidade, com o objetivo de informar à comunidade o que é o novo órgão e suas funções. Veja abaixo a nota.

“O Conselho de Planejamento da UFPel (COPLAN), aprovado pela Resolução 10/2018 do CONSUN,  é uma estrutura de decisão dinâmica, horizontal e inclusiva. Constituído como órgão consultivo e propositivo da Universidade, conta com o apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.

Os três Conselhos Superiores da UFPel deliberam sobre o presente e, algumas vezes, tratam do passado da instituição, mas não se caracterizam por planejar estrategicamente as ações da Universidade em médio e longo prazo. Esta lacuna existente em relação ao planejamento representa um entrave ao desenvolvimento universitário. A criação de um conselho de planejamento responsável por refletir e planejar o futuro da instituição tem como objetivo primordial preencher este hiato de modo estruturado. Por meio do COPLAN, as ações de planejamento poderão ser apreciadas e desenvolvidas pela comunidade universitária e representantes externos, com ampla discussão, tornando-as assim ações institucionais socialmente referenciadas.

O COPLAN tem função de emitir pareceres, avaliar, orientar e encaminhar aos conselhos deliberativos da universidade projetos e ações de planejamento e desenvolvimento, conforme a necessidade, e se constitui de um Comitê de Articulação de longa duração, e de múltiplos Grupos Temáticos de curta duração. Cada Grupo reúne integrantes selecionados por área de formação, concentração ou atuação e pode contar com membros externos à universidade. A efemeridade dos Grupos e a grande abrangência da seleção de seus integrantes, assim como a heterogeneidade da composição do Comitê, garantem que qualquer pessoa da comunidade acadêmica da UFPel possa vir a ser conselheiro de planejamento da UFPel.

O Comitê Articulador é a única instância do Conselho com funcionamento constante, sendo composto por representantes das categorias, representantes das três zonas regionais (Balsa-Porto, Capão do Leão, Centro-Sul) e da comunidade externa à universidade, totalizando onze membros titulares e seus respectivos suplentes com mandato de 24 meses.

Os Grupos Temáticos (GT) são órgãos colegiados que compõem a escala transitória do COPLAN, caracterizados como estruturas de curta duração compostas por membros que tenham vínculo ou relação prévia com o(s) tema(s) pautado(s). Os GTs têm dupla finalidade: de expandir a participação das comunidades interna e externa à Universidade além de qualificar as discussões e encaminhamentos do COPLAN. Estes Grupos são compostos por no mínimo 4 e no máximo 12 membros representantes das três categorias, além de representação da comunidade externa à universidade.

Para a composição do Comitê Articulador, haverá eleição de representantes das três categorias e de representes das zonas regionais. A escolha do representante da comunidade externa no Comitê será de responsabilidade do Fórum Social da UFPel”.