Início do conteúdo

Mais um passo para a Unidade de Conservação do Pontal da Barra

O Grupo de Trabalho constituído pela UFPel para tratar da criação de uma Unidade de Conservação (UC) na região do Pontal da Barra do Laranjal em Pelotas, reuniu-se no último dia 13 com a prefeita de Pelotas, Paula  Mascarenhas, com a finalidade de apresentar resultados e debater encaminhamentos. Estiveram também presentes ao encontro o reitor Pedro Rodrigues Hallal, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Otávio Peres, e o secretário de Qualidade Ambiental, Felipe Perez. Na oportunidade, foram projetadas as próximas etapas do trabalho.

O GT foi constituído em 2107 a partir de chamamento aos servidores da UFPel. Atualmente, além desses, é formado por especialistas de outras instituições como FURG, DUC-SEMA/RS, Embrapa Clima Temperado e IPPampa e por  técnicos das Secretaria de Qualidade Ambiental e da Secretaria Municipal de Cultura do município. A ação multidisciplinar, agora quase em conclusão, integrou profissionais identificados com a questão socioambiental. Como manifesta a assistente social Silvia Carla Bauer Barcellos (CIT/PROPLAN da UFPel), que atuou na nucleação e acompanhamento do grupo, “quando as boas vontades se põem em torno de uma mesma mesa, elas dão-se as mãos para criar novas realidades”.

No período de 14 meses, foram realizados 27 encontros para estudos que se dirigiram à caracterização dos meios físico e biótico do lugar, que, claramente, confirmaram a sua relevância ambiental. Os dados reunidos também consideraram a riqueza arqueológica presente no Pontal e um vasto campo para ações de ensino, pesquisa e extensão, especialmente relacionados à educação ambiental. O potencial turístico do Pontal como vetor de dinamização socioeconômica, assim como decorrências positivas à qualidade de vida das pessoas, também alicerçam a proposta de criação da UC na modalidade Refúgio da Vida Silvestre (RVS).

Nas próximas semanas, será finalizado o documento que, na forma de relatório, será encaminhado pela UFPel à Secretaria de Qualidade Ambiental para amparar a elaboração do projeto de criação da Unidade de Conservação Pontal da Barra do Laranjal. Segundo Pedro Luís Machado Sanches, coordenador  de Desenvolvimento Institucional e Inserção Territorial (CDIT/PROPLAN da UFPel), “a experiência de trabalho, alternativa aos modos convencionais de constituição de espaços de consulta pública e decisão, possibilitou que pessoas com grande afinidade com o tema em questão, de dentro e de fora da Universidade,  tivessem protagonismo no decorrer de todo o processo”.

Publicado em 17/12/2018, na categoria Notícias.