Início do conteúdo

Serviço de webconferência ganha links permanentes, gravação e reprodução

O serviço de webconferência da UFPel, que entrou no ar em 2018, agora ganha dois novos recursos. Os links das salas passam a ser permanentes e estão disponíveis, dentro do sistema, as opções de gravação e de reprodução. A partir de agora, então, não é mais preciso criar a sala a cada nova sessão e, quanto à gravação, o administrador da sala poderá gravar o encontro direto com os recursos disponíveis na plataforma e depois distribuir o material aos participantes.

A plataforma pode ser utilizada para atividades como aulas, reuniões, monitorias, treinamentos, apresentações de trabalhos e bancas. Acesse o serviço aqui.

Ágil, interativo, fácil de usar e disponível em português, o serviço institucional possui ainda funcionalidades variadas, como recursos de áudio, vídeo, bate-papo, webcam, envio de arquivos e compartilhamento de tela. O layout pode ser otimizado conforme a situação para a qual a sala vai ser utilizada. Além disso, não há limite de participantes e o acesso pode ser feito inclusive por smartphone.

Conforme o coordenador do Núcleo de Infraestrutura de Tecnologia da Informação da UFPel, Eduardo Monks, a ideia anteriormente existente de webconferência contemplava uma sala física, com equipamentos adequados e compatíveis entre os usuários. Com o novo serviço – utilizado inclusive pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e outras instituições e empresas -, basta o navegador. “A simplicidade do uso da ferramenta é o grande benefício”, pontuou.

Para utilizar
Servidores técnicos e docentes podem criar as salas virtuais e disponibilizar acesso ao público. Basta clicar no endereço e utilizar os mesmos dados de acesso ao Cobalto. O organizador pode enviar convites de participação ao público – que pode ser da comunidade da UFPel ou não -, escolhendo inclusive quem recebe permissão para ser moderador ou apenas participante.