Início do conteúdo

Odir Dellagostin é eleito como Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências

O professor da UFPel e atual diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (Fapergs) Odir Antônio Dellagostin foi eleito Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na área de Ciências Agrárias. A escolha ocorreu nesta quarta-feira (5), em Assembleia Geral da ABC, quando foram eleitos membros titulares, correspondentes e afiliados, que serão empossados em maio de 2019. Dellagostin é o segundo professor da UFPel eleito como Membro Titular da ABC. O outro é o professor César Victora, da área de Epidemiologia.

Odir Dellagostin é formado em Medicina Veterinária pela UFPel (1989), tem doutorado em Biologia Molecular pela University of Surrey – Inglaterra (1995) e pós-doutorado pela mesma Universidade (1997). É professor da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007. Tem experiência na área de Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de vacinas recombinantes, vacina contra tuberculose bovina e vacina contra leptospirose. Já publicou mais de 160 artigos científicos e realizou o depósito de 21 patentes. Orientou mais de 40 teses e dissertações pelos programas de pós-graduação em Biotecnologia e em Veterinária. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel e Diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico também da UFPel. Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, coordenador do Comitê Assessor de Ciências Biológicas da Fapergs,  membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq e coordenador da área de Biotecnologia da Capes.

Os membros da ABC

Membros Titulares: cientistas radicados no Brasil há mais de dez anos, com destacada atuação científica.

Membros Correspondentes: cientistas, de reconhecido mérito científico, radicados no exterior há mais de dez anos e que tenham prestado relevante colaboração ao desenvolvimento da ciência no Brasil.

Membros Afiliados: jovens pesquisadores de excelência, com menos de 40 anos, que fazem parte dos quadros da ABC por um período de cinco anos, não renováveis.  Os Membros Titulares elegem até cinco Membros Afiliados para cada uma das regionais da ABC.

Com informações da Fapergs.

Publicado em 06/12/2018, nas categorias Destaque, Notícias.