Início do conteúdo

Galeria A Sala promove encontro com Daniel Acosta

A Galeria A Sala, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promove, nesta quinta-feira (6), conversa com o artista Daniel Acosta. Professor da Universidade, Acosta apresenta, no espaço da Galeria, a mostra “Natureza para a Aurora de um Novo Tempo”. O bate-papo está marcado para as 19h, no Auditório 1 do Centro de Artes (Rua Alberto Rosa, 62).

Artista e docente do curso de Artes Visuais da UFPel há quase 30 anos, de trajetória nacional e internacional, Acosta tem seu trabalho representado pela Galeria Casa Triângulo de São Paulo desde o início dos anos 90. O artista participou de várias bienais e feiras de arte, além de possuir obras em importantes museus e coleções de arte privadas.

Em abril, Acosta lançou na SP-Arte em São Paulo, um livro contendo grande parte de sua produção dos últimos 30 anos, entre desenhos, esculturas, instalações, fotografias, mobiliário urbano e intervenções na paisagem. O livro foi lançado em novembro junto ao Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, em Pelotas. Nessa conversa com o artista, será lançada a versão em PDF do livro, tornando-o mais acessível para a comunidade.

No encontro, o artista também apresentará a instalação “Natureza para a Aurora de um novo Tempo”, produzida para o espaço da galeria A Sala. Para essa instalação, o artista faz uso dos elementos que têm caracterizado sua trajetória, como os padrões de madeira, seja nos desenhos ou esculturas – um certo caráter ornamental que perpassa toda a sua produção e, no caso desse trabalho, o padrão de camuflagem.

Além disso, ele abordará trabalhos de sua extensa trajetória que explora a substituição da experiência vivida na natureza pela experiência em espaços artificiais que simulam a natureza, questão abordada pelo artista desde sua conhecida série de ‘Paisagens Portáteis’, trabalho do doutorado desenvolvido junto à USP em São Paulo.

A coordenação da atividade é de Kelly Wendt e Clovis Martins Costa.

Publicado em 06/12/2018, na categoria Notícias.