PAVE realiza provas neste fim de semana

O Programa de Avaliação de Vida Escolar (PAVE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aplica suas provas nestes sábado (8) e domingo (9). Modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação da UFPel, o PAVE ocorre de forma sistemática avaliando o candidato ao longo do Ensino Médio. Para esta edição, são esperados 3.618 candidatos à primeira fase (primeiro ano do Ensino Médio), 2.673 à segunda (segundo ano) e 1.220 à terceira (terceiro ano), totalizando 7.511 candidatos. Nesta edição, o PAVE já ganha uma nova distribuição de vagas: 75% delas estão reservadas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas.

Candidatos da primeira etapa farão prova no sábado (8), às 13h. Candidatos da segunda e terceira etapas mostram seus conhecimentos no domingo (9), também às 13h. Os locais de prova podem ser consultados aqui.

Todas as fases terão prova de múltipla escolha, sendo que os candidatos da terceira fase farão também uma prova de redação em língua portuguesa.

Esse é o maior PAVE já realizado na UFPel em número de candidatos total. Responsável pela Coordenação de Desenvolvimento de Concursos (COODEC), que organiza o PAVE, Albino Magalhães Neto salienta o aumento da participação de candidatos estudantes em escolas públicas. No ano passado, 56% dos participantes totais eram de escola pública e 44% da rede privada. Neste ano, somando a primeira e a segunda fase, são 77% de escolas públicas e 23% das particulares. Na terceira fase – momento de efetivo ingresso na Universidade – 74% dos candidatos são de escolas públicas e 26% de particulares. “Foi um salto. Estamos atingindo cada vez mais os estudantes da rede pública”, observou.

Fique atento
O candidato deverá apresentar-se no local de realização das provas com no mínimo 30 minutos de antecedência, e aguardar a abertura dos portões de acesso. Em nenhuma hipótese será permitida a entrada de candidato após o fechamento dos portões, previsto para as 13h nos dois dias. É responsabilidade do candidato saber o endereço do local onde deverá realizar as provas, não sendo permitido, em hipótese alguma, fazer a prova em outro local.

É necessário, obrigatoriamente, apresentar, no momento da realização das provas, o documento de identidade oficial original (com foto) e em perfeito estado de conservação. Documentos digitais, como e-título e CNH digital, não serão aceitos para realizar a prova, pois o uso de aparelhos celulares e smartphones é proibido.

O candidato deverá utilizar caneta esferográfica, nas cores azul ou preta fabricada em material transparente e só poderá utilizar no momento da prova o estritamente necessário: caneta transparente, lápis (sem desenhos, marcas ou tabuada) e borracha.

A divulgação do gabarito preliminar das provas de múltipla escolha, para todas as etapas, está prevista ainda para o domingo (9), após as provas.

Detalhes e orientações sobre o processo estão disponíveis na página do PAVE. A organização do PAVE pode ser contatada pelos telefones (53) 3284-4313 e 3284-4315, ou ainda pelo e-mail pave.ufpel@gmail.com.

Publicado em 05/12/2018, nas categorias Destaque, Notícias.