Início do conteúdo

Professora da UFRJ fala, na UFPel, sobre Index para a Inclusão

Nos dias 26 e 27 de novembro, a UFPel recebeu a professora Mônica Pereira dos Santos, da UFRJ, para falar sobre o Index para a Inclusão. A professora,  além de pesquisadora na área da educação especial, coordena o núcleo de acessibilidade e inclusão de sua Instituição.O encontro foi promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFPel e por um projeto de pesquisa feito em parceria com a UERGS – campus Bagé –  coordenado pelas professoras Rita Cóssio Rodriguez e Francele de Abreu Carlan, pela UFPel, e Veronice Camargo, pela UERGS.
O Índex é um instrumento inglês desenvolvido em vários países e traduzido pela professora Mônica e seu grupo de pesquisa para o contexto brasileiro e cujo objetivo consiste em analisar, de forma dialógica, os percursos da inclusão (em seu contexto amplo) nas instituições e sistemas de educação em todos os níveis de ensino, buscando desenvolver ações políticas e práticas que a concretizem.
Ainda no dia 26, a professora Mônica foi recebida pela pró-reitora de Ensino, Maria de Fátima Cóssio, para um diálogo sobre as práticas inclusivas desenvolvidas em ambas as instituições, assim como as realidades e programas de combate à evasão e reprovação.
Publicado em 04/12/2018, na categoria Notícias.