Início do conteúdo

Meteorologia treina agentes da Defesa Civil

As informações sobre o tempo e o clima são de vital importância a diversas atividades humanas. Uma das atividades que dependem fortemente dessas informações é a de Proteção Defesa Civil. Frequentemente, os Agentes de Proteção e Defesa Civil precisam tomar decisões com base em informações sobre o estado futuro da atmosfera. Assim, um bom entendimento de conceitos básicos importantes da Meteorologia e dos produtos meteorológicos disponíveis tem um impacto decisivo e positivo em tomadas de decisões relacionadas a eventos atmosféricos importantes.

Pensando nisso, a Faculdade de Meteorologia promoveu, no dia 7 de novembro, um curso aos Agentes de Proteção e Defesa Civil da região. O curso intitulado Meteorologia Básica e Uso de Informações Meteorológicas é uma ação do projeto de extensão de mesmo nome, coordenado pelos professores Mateus da Silva Teixeira e Marcelo Félix Alonso e com colaboração de professores e alunos do curso de Bacharelado em Meteorologia da UFPel. Participaram agentes das defesas civis dos municípios de Pelotas, São Lourenço do Sul, Pedras Altas e Pedro Osório.

Os tópicos apresentados abordaram conceitos básicos de Meteorologia, os sistemas meteorológicos que afetam o tempo na região sul do Brasil e as informações meteorológicas disponíveis, como radares e satélites meteorológicos e previsões de tempo e clima. Um dos propósitos deste projeto de extensão é ofertar esse curso continuamente, permitindo que mais Agentes de Proteção e Defesa Civil dos municípios da região possam participar e aumentar seus conhecimentos sobre os fenômenos meteorológicos importantes.

Publicado em 16/11/2018, na categoria Notícias.