Exposição envolve sobras do cotidiano e poéticas de resistência

Abre nesta sexta-feira (16), às 18h, a exposição coletiva “Sobras do Cotidiano, meio ambiente e deslo..c.c……amentos, poéticas de resistência”. A mostra estará no Hello Hostel Pelotas (Rua 15 de novembro, 958). São 15 artistas, que expõem com a curadoria de Alice Monsell e Mara Nunes. Os artistas que integram a mostra são professores, alunos e graduados dos cursos de Bacharelado e Mestrado em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A mostra apresenta a produção artística entre 2012 e 2018 do projeto de pesquisa “Sobras do Cotidiano” e do Grupo de Pesquisa DeslOCC: Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas (CNPq/UFPel).

O tema aborda aquelas poéticas e obras que resistem à lógica do consumo e ao desgaste do meio ambiente, do corpo e das relações de afeto. Na obra, busca-se reutilizar, reciclar e reaproveitar materiais em suas construções e suportes, pondo em obra as táticas de resistência nas imagens, para materializar um pensamento crítico, poético e ético. As poéticas destes artistas atuam nos espaços urbano e rural, pensando as relações humanas em na contemporaneidade, por meio de questionar o status quo, e fazendo emergir o desejo sustentável.

Os expositores são Alice Monsell, Chico Furtado Camargo, Cláu Paranhos, Duda Gonçalves, Diogo (Mickken) Gonçalves, Eduardo Toledo, Gabriela Kacelnikas, Gracia Casaretto Calderón, Gustavo de Campos, Helene Sacco, Mara Nunes, Mario Schuster, Patrícia dos Santos, Rita Rickes e Rogger Bandeira.

A visitação pode ser feita em horário comercial até dia 30 de novembro.

Publicado em 16/11/2018, nas categorias Destaque, Notícias.