Início do conteúdo

UFPel submete projeto ao CFDD para Reserva Técnica e Museu de Arqueologia

Num esforço coordenado, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), a direção do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e as coordenações dos laboratórios arqueológicos da UFPel elaboraram projeto específico para o edital 2018 do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD). O chamamento visa a formação de banco de projetos a serem financiados pelo Conselho em diferentes eixos temáticos de destacada relevância social.

A proposta submetida pela UFPel se enquadra na linha de “preservação de acervos” do eixo “Patrimônio cultural brasileiro” e, se contemplada, significará um avanço decisivo rumo a uma solução duradoura para a salvaguarda de acervos arqueológicos na UFPel. Questão que tem motivado fiscalizações recorrentes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), resultando em restrições técnicas e interdições impostas pelo órgão fiscalizador.

A aprovação da proposta da UFPel ao CFDD significará também a execução de parte das obras necessárias à implantação da “Laneira – a Casa dos Museus”, complexo cultural voltado para a de integração entre a universidade e a sociedade cujo regimento interno foi aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUN) em dezembro de 2015.

Organizada em três etapas, a proposta submetida pela UFPel prevê execução de obras e instalações necessárias ao pleno funcionamento de uma Reserva Técnica e do Museu Arqueológico e Antropológico da UFPel em 24 meses, a instalação do Museu da UFPel e do Memorial da Laneira (segunda etapa da proposta) tem previsão de execução em 36 meses, mesmo prazo estimado para a construção do auditório e áreas de convivência a ele adjacentes.

Publicado em 13/11/2018, na categoria Notícias.