Congresso do Fórum Social da UFPel define agenda para 2019

Até esta quarta-feira (14), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através de sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, está realizando o 2º Congresso do seu Fórum Social, cujo objetivo é organizar uma agenda de atividades, para 2019, com a comunidade. Participam representantes de cerca de 30 entidades, como associações comunitárias e sindicatos. Até o começo do ano, as ações a serem desenvolvidas em 2019 estarão definidas, com o início dos trabalhos previsto para março.

“Queremos envolver a Universidade com as comunidades, aproximar, trocar experiências, apresentar o que fazemos”, disse o coordenador do Fórum, Felipe Herrmann.

No ato de abertura do evento, no fim da tarde da segunda-feira (12), no auditório do Campus 2, o vice-reitor da UFPel, Luís Amaral, considerou que, apesar da trajetória de muita relação com a comunidade, a Universidade ainda busca dialogar mais profundamente com a sociedade. “As comunidades têm de nos dizer como devemos nos inserir melhor na sociedade”, ressaltou. A pró-reitora de Extensão e Cultura, Francisca Michelon, esteve presente na mesa de abertura do Congresso.

O evento teve como palestra de abertura A Cidade que Queremos: pensando democraticamente a complexidade viva, com José Renato Barcelos.

O Fórum Social é um espaço de natureza participativa que tem por finalidade representar a comunidade civil organizada na UFPel. O objetivo do Fórum é acompanhar, assessorar e propor às entidades ações que contribuam para a melhoria da realidade social e para o pleno exercício da cidadania na região.

Em 2018, o Fórum Social da UFPel realizou uma série de atividades que discutiram temas de interesse das comunidades. Inicialmente, as reuniões ocorreram no auditório do Museu do Doce, local tradicional dos encontros do Fórum. Atualmente, as reuniões são realizadas mensalmente de forma itinerante nas comunidades, a fim de intensificar a relação entre Universidade e comunidade. Nessa perspectiva, e com objetivo de elaborar um plano de trabalho para 2019, é que ocorre o 2º Congresso do Fórum Social da UFPel.

Confira a programação do evento:

12/11/18
Local: Auditório Térreo do Campus 2 UFPel
18h – Palestra de Abertura: “A Cidade que Queremos: pensando democraticamente a complexidade viva” – Palestrante: Me. José Renato Barcelos.

13/11/18
Local: Auditório Térreo do Campus 2 UFPel
18h – Mesa Temática: “Discussão da atuação da UFPel nas áreas de Comunicação, Direitos Humanos, Cultura e Educação”.
19h30min – Mesa Temática: “Discussão da atuação da UFPel nas áreas de Saúde, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Trabalho”.

14/11/18
Local: Associação Inova Guabiroba, bairro Guabiroba.
14h – Integração UFPel e Comunidade: Ação artístico-cultural.

Para mais informações, acesse o site do Fórum ou faça contato pelo e-mail  forumdeextensaoecultura@gmail.com.

Publicado em 13/11/2018, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Acadêmicos, Notícias.