Início do conteúdo

Nutrição faz Quiz em escola de Pelotas

Será realizado no dia 22 de novembro o 1º Quiz da Nutrição, com estudantes dos sextos anos da Emef Nossa Senhora das Dores, de Pelotas. Esse evento faz parte do projeto de extensão “Educação Alimentar e Nutricional na Escola”, coordenado pela nutricionista Mabel Nilson Alves e tem por objetivo avaliar o projeto e integrar os estudantes envolvidos.

O Quiz compreenderá brincadeiras com conteúdo de educação alimentar e nutricional baseado nas ações realizadas previamente. Serão sugeridas as brincadeiras Caça-respostas, Certo ou errado, Da onde é?, Criar música, Análise técnica e sensorial de alimentos e Batata quente.

Os vencedores receberão certificado e nota em geografia.

O projeto tinha por objetivo promover um olhar mais amplo sobre a alimentação e despertar os estudantes para o autocuidado e valorização da alimentação saudável. Além disso, promover experiências aos acadêmicos com o intuito de fortalecer o eixo educador inerente à profissão de nutricionista.

Durante o ano de 2018, foram realizadas 15 ações com os estudantes dos sextos anos da escola, que foram desenvolvidas por acadêmicos do curso de nutrição da UFPel. As ações relacionavam conteúdos de alimentação e nutrição com as disciplinas escolares.

Para exemplificar, em geografia (alimentos regionais brasileiros; impacto ambiental, sustentabilidade e alimentação); em história (história da alimentação; influências étnicas na formação dos hábitos alimentares do Rio Grande do Sul; cultura alimentar);em português (influência da mídia na alimentação; comportamento alimentar); em matemática (informações nutricionais e medidas caseiras); em ciências (o caminho do alimento pelo corpo; orientações do guia e da pirâmide alimentar).

Após a abordagem de todos os assuntos foi aplicada uma avaliação individual, cujos os alunos que obtiveram destaque, ganharam nota em História.

Publicado em 09/11/2018, na categoria Notícias.