Início do conteúdo

Dia Municipal do Choro será comemorado no Conservatório

No dia 19 de novembro, o Clube do Choro de Pelotas em comemoração ao Dia Municipal do Choro, promove o lançamento do livro “Cadernos do Choro de Pelotas”. A publicação é o resultado do trabalho colaborativo feito a partir dos projetos de ensino, pesquisa e extensão promovidos pelo Núcleo de Música Popular da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o Clube do Choro.

O caderno, que teve uma primeira edição digital lançada de forma piloto, lança nesta data uma segunda edição ampliada da publicação, agora impressa pela editora UFPel. O livro traz 11 transcrições de composições de oito compositores da cidade que se dedicaram ao gênero: Julinho do Cavaco, Paulinho Martins, Raul D’ávila, Germano Pinho, Possidônio Tavares, Aloyn Soares, Toinha e Avendano Jr. Todo o conteúdo foi produzido de forma colaborativa nos encontros semanais de estudo do choro nos dois anos de duração do projeto, em que os chorões puderam apresentam as suas histórias de vida e práticas musicais, contribuindo para a criação de novos grupos e a imersão de jovens músicos nessa prática cultural de grande expressão regional.

Além do caderno, a apresentação musical do grupo celebra o Dia Municipal do Choro, em comemoração ao nascimento do grande cavaquinista e chorão pelotense Avendano Jr. O músico pelotense, que por mais de 40 anos embalou as noites de sexta e sábado no Bar Liberdade, além de ter deixado um grande legado com sua arte, também era discípulo de Waldir Azevedo e um músico respeitadíssimo nacionalmente.

Serviço:
Dia Municipal do Choro e Lançamento do Caderno do Choro de Pelotas
Data: 19 de novembro
Local: Conservatório de Música da UFPel (Rua Félix da Cunha, 651)
Hora: 19h30min
Entrada Franca

Publicado em 09/11/2018, na categoria Notícias.