UFPel reestrutura funcionamento da UBS do Campus Capão do Leão

Uma cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (7) marcou o reinício do atendimento na Unidade Básica de Saúde do Campus Capão do Leão, desde que esta teve sua administração reformulada. A gestão do espaço, antes de responsabilidade da Administração Central da UFPel, passou a ser realizada pelo Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina (DMS/Famed), que já gere outras quatro UBSs.

O que antes era um posto de saúde tradicional, com atendimento de médicos na área de Clínica Geral, Ginecologia e Pediatria, além de enfermeiros e dentistas, torna-se parte integrante da Estratégia de Saúde da Família, em parceria com o município do Capão do Leão, explica a coordenadora da UBS, professora Ângela Vitória, que também coordena o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes).

Com a mudança de perfil, o posto passa a ter uma população-alvo de atendimento definida, composta pelos habitantes das regiões do Sítio São Marcos, Loteamento Olaria e dos assentamentos da Reforma Agrária. Também poderão ser atendidos estudantes da UFPel e servidores lotados no Campus Capão do Leão, incluindo os terceirizados.

O atendimento também foi qualificado com a contratação de terapeuta ocupacional, psicólogo, cirurgião dentista, enfermeira e dois médicos, que passam a ocupar a estrutura disponível completamente, o que não acontecia anteriormente. Além disso, devido à vinculação com o DMS, estudantes de Medicina passarão a prestar atendimento no local, sob orientação de seus preceptores. No entanto, de acordo com Ângela, a ideia é que a UBS acolha acadêmicos de todas as áreas da saúde: contatos já foram realizados pelos cursos de Terapia Ocupacional e Farmácia.

Assistência aliada ao ensino

Estiveram presentes no breve ato, representando a Universidade Federal de Pelotas, o reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Mario Azevedo Junior, o diretor da Faculdade de Medicina, Marcelo Capilheira, a chefe do Departamento de Medicina Social, Elaine Tomasi, e a coordenadora da UBS, Ângela Vitória; pelo município do Capão do Leão, se fizeram presentes o prefeito, Mauro Nolasco, e o secretário de Saúde, Wolke Rodrigues.

Elaine disse considerar uma satisfação o reinício das atividades, especialmente pelo fato de ali começarem a transitar alunos, que ali realizam ações de Ensino, Pesquisa e Extensão: “De agora para frente, só temos a crescer”. A coordenadora da UBS também destaca essa nova atuação do espaço, pontuando que ali os estudantes devem encontrar o ensino com a melhor qualidade que seja possível oferecer. O diretor da Famed lembrou a questão histórica da Universidade com o município do Capão do Leão, que abriga há décadas um dos maiores espaços da UFPel.

O reitor da Universidade mostrou-se satisfeito com a nova estruturação da unidade, mas afirmou que ainda há desafios a serem cumpridos: o de finalizar a equipe e do de ampliar a área física, para que haja mais espaço para Ensino, Pesquisa e Extensão. “Se não tiver Ensino, Pesquisa e Extensão, não é para ter essa UBS aqui”, declarou.

O prefeito de Capão do Leão destacou que, com todas as dificuldades orçamentárias, foi feito tudo possível para que a população da região pudesse ganhar essa nova possibilidade de atendimento: “Esperamos prestar um serviço de qualidade”.

Atendimento universal

A reestruturação do atendimento do posto de saúde do Campus Capão do Leão, convertido em uma Unidade Básica de Saúde integrado ao sistema do município, foi motivada pelo encerramento do Programa de Assistência em Saúde da UFPel (Proasa), que por anos prestou atendimento no local.

Apesar de ser um serviço que qualidade, conforme destacou o reitor, o programa apresentava a irregularidade de não prestar atendimento universal, mesmo sendo financiado pelo Sistema Único de Saúde: o local atendia apenas a comunidade universitária. Por isso, ele teve de ser descontinuado. No entanto, em busca de seu papel social e ainda para não deixar estudantes e servidores desassistidos, foi pensada essa nova formulação: uma Unidade Básica de Saúde, integrada à Estratégia de Saúde de Família, que incluísse o público da UFPel.

A UBS Campus Capão do Leão atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O espaço está localizado no Prédio 5, próximo ao Restaurante Universitário.

Publicado em 08/11/2018, nas categorias Destaque, Notícias.