Esef realiza, a partir desta quinta (8), 37º Simpósio Nacional de Educação Física

Começa nesta quinta-feira (8), na Escola Superior de Educação Física (Esef) da UFPel, a 37ª edição do Simpósio Nacional de Educação Física (SNEF), que é um dos mais tradicionais eventos da área no Brasil, com mais de 30 anos de existência. Realizado pela Esef, ao longo de sua história, o Simpósio marcou sua importância no cenário nacional, com inúmeros pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O evento vai até este sábado (10), com uma vasta programação de palestras e debates.

São mais de 600 participantes, entre estudantes de graduação, pós-graduação, professores de Educação Física e profissionais da área da saúde de diferentes regiões do país e do exterior. O evento, que tem como tema A Educação Física e as ações de Promoção à Saúde para a População, é realizado em conjunto com o Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Física (GEEAF) da UFPel.

O Simpósio vem procurando se estabelecer como evento nacional de elevada qualidade científica, com o objetivo de fortalecer ainda mais o seu vínculo com a produção de conhecimento na pós-graduação, sem excluir estudantes de graduação e os profissionais que estão inseridos no mercado de trabalho na área da Educação Física e do Esporte, diz a organização do Simpósio.

A 36ª edição do Simpósio, realizada em 2017, lembram, buscou proporcionar momentos e espaços científicos de interação acadêmica para o melhor entendimento de como o movimento corporal planejado e organizado pode se constituir como elemento para a evolução social, em suas diferentes manifestações da atividade física no tempo de lazer ao esporte de alto nível.

Em paralelo, ocorre o Simpósio Sul Brasileiro de Atividade Física e Saúde (SSBAFS), iniciativa da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) que visa oportunizar discussões regionais a respeito dos temas de interesse sobre atividade física e saúde. Realizado nos anos pares entre o Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, tem a finalidade de permitir maior integração entre os estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam na área da atividade física relacionada à saúde. O evento visa também proporcionar oportunidades de atualização e de interação entre os diversos setores envolvidos com este tema.

Tradicionalmente, o evento reúne em maior número, participantes de diferentes formações acadêmicas dos três estados da Região Sul do Brasil assim como dos demais estados da Federação. O último Simpósio Sul Brasileiro foi realizado na cidade de Criciúma (SC), organizado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, em 2016.

Veja as programações dos eventos e seus palestrantes em https://ssbafs.com.br/ .

Publicado em 08/11/2018, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Acadêmicos, Notícias.