Início do conteúdo

Nova direção é empossada no ICH

Em ato ocorrido no fim da tarde desta terça-feira (6), foi realizada no auditório do Campus 2 da UFPel  a posse da nova direção do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade. Foram empossados como diretor o professor Sebastião Peres e como diretora-adjunta a professora Andrea Bachettini. O professor Sidney Vieira concluiu seu terceiro mandato à frente do ICH. A solenidade lotou o auditório e teve a presença do reitor Pedro Hallal.

Uma palavra norteará a gestão que começa no Instituto, integração. Desde a campanha eleitoral até o discurso de posse, o objetivo da nova direção ficou bem claro. “Unidade e integração em seus vários aspectos”, ressaltou Peres, em sua fala na cerimônia. O objetivo é integrar graduação e pós-graduação; ensino, pesquisa e extensão; áreas de conhecimento; os três segmentos da comunidade; os setores da gestão; os processos de gestão; e fazer a integração física num espaço comum.

A conjuntura nacional também dominou o discurso do novo diretor. “Seremos um baluarte na defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade, livre e democrática”, apregoou. “Trabalharemos integrados e resistiremos juntos”, afirmou.

Na sua manifestação, Sidney Vieira falou sobre as ações de sua gestão na construção de um ICH uno e agradeceu à comunidade acadêmica e à Administração Central pelos apoios prestados. Também fez referência ao contexto nacional, dizendo que o Instituto tem firmeza para resistir aos impactos. “Continuaremos ensinando a Liberdade”, sublinhou.

Casa inovadora

Em sua fala, o reitor Pedro Hallal afirmou que o auditório lotado na posse representava o reconhecimento do trabalho que é feito no ICH. E revelou um sentimento que tem em relação ao Instituto, que é o de ser um ambiente fortemente inovador. “Políticas de cotas são exemplo disso”, frisou. Ele ressaltou também o corpo de servidores da unidade e desafios que devem ser enfrentados no Instituto, sobretudo em cursos de graduação do ICH, tanto de estruturação acadêmica quanto de área física.

Ele desejou uma ótima gestão à nova Direção e agradeceu a Sidney por sua postura exemplar em defesa da Universidade como um todo.

Da mesma forma que os outros componentes da mesa, abordou a situação política do país, pedindo tolerância à comunidade quando as pressões ocorrerem, sem ódio. “Mas a comunidade deve se sentir amparada para enfrentar, pacificamente e com argumentos, o que virá”, garantiu.

Homenagem

Ao fim das falas, a nova diretora-adjunta entregou uma placa para Sidney Vieira em agradecimento por tudo que foi feito durante os três períodos em que foi diretor do ICH.

Publicado em 07/11/2018, nas categorias Destaque, Notícias.