Pelotas recebe Encontro Estadual de Flautistas

Chegando a sua VIII edição em 2018, o Encontro Estadual de Flautistas / RS vem se consolidando no estado e no país como um evento tradicional. Ao longo dos anos o Encontro vem seguindo seu percurso itinerante – Porto Alegre / Santa Maria / Pelotas – se consolidando no estado e no país como um evento tradicional. O Encontro conta com a participação dos professores de flauta das IES RS e de conceituados professores de flauta, convidados de outros estados e/ou países. Todas as atividades serão GRATUITAS.

O VIII Encontro Estadual de Flautistas / RS é uma realização do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas e Conservatório de Música, com apoio da UFPEL, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Pro-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Clube do Choro de Pelotas, SeCult / Pelotas, Flautas & Bocais Hernández. Tem a organização e coordenação do Prof. Raul Costa d’Avila & Classe de Flauta Transversal UFPel. O evento integra as comemorações dos 100 anos do Conservatório de Música de Pelotas e antecipa as celebrações dos 50 anos da UFPel, que acontecerá em 2019.

O Encontro teve seu início em 2008 pelo Prof. Leonardo Winter, no Instituto de Artes da UFRGS, em Porto Alegre; em 2009 aconteceu em Santa Maria (UFSM – Prof. João Batista Sartor) e em 2010 em Pelotas (UFPel –  Prof. Raul Costa d’Avila). Posteriormente retorna a Porto Alegre (2011 – IA / UFRGS ), Santa Maria (2014 – CAL / UFSM –  Prof. Alexandre Eisenberg), Pelotas (2015 – CA / UFPel), Porto Alegre (2016 – IA / UFRGS) e agora, de 7 a 10 de novembro, retorna a Pelotas.

O Encontro de Flautistas tem como objetivo reunir músicos-flautistas de diferentes cidades, regiões e estados brasileiros ou países vizinhos para troca de conhecimentos e vivências visando o desenvolvimento artístico e pedagógico de estudantes, professores, flautistas profissionais, aficionados pelo instrumento e amantes da música em geral. O Encontro também é uma possibilidade de integração dos professores e alunos das instituições de ensino no estado que oferecem o curso de flauta transversal.

O compromisso com a promoção da educação, cultura e cidadania permeia as atividades do Encontro. Nesta direção, além das atividades de master classes, palestras, oficinas, mesas redondas, são realizados concertos públicos em salas, teatros, auditórios, igrejas, praças, bares, rua, sempre procurando integrar público de diferentes perfis, através de repertório erudito e popular.

Como convidados do estado teremos a participação dos flautistas Alexandre Eisenberg (UFSM), Cláudia Schreiner (IFRS) João Batista Sartor (UFSM), Leonardo Winter (UFRGS) e Lucian Krolow (Banda Aeronáutica Canoas / Oficina do Choro Santander Cultural).

Além dos convidados do estado, teremos a participação dos flautistas Celso Woltzenlogel (UFRJ) e José Ananias Souza Lopes (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo / OSESP).

Como Participação Especial, teremos os pianistas Germano Mayer (UFPel)  e Liliana Michelsen (UFPel) e os violonistas Thiago Colombo (UFPel) e Mathias Pinto (Oficina Choro Santander Cultural).

Os recitais serão apresentados na Catedral do Redentor (Rua XV de Novembro, 472 – esq. General Telles) e Conservatório de Música UFPel (Rua Felix da Cunha, 651). O Recital de abertura será no dia 07/11, às 20 horas na Catedral do Redentor (Igreja Cabeluda), com a participação dos flautistas Raul Costa d’Avila, Cláudia Schreiner e Leonardo Winter. Dia 08/11, às 20 horas, os flautistas Alexandre Eisenberg, João Batista Sartor e Lucian Krolow se apresentam no Conservatório de Música. Dia 09/11 acontecerá o encerramento do Encontro, com um recital também no Conservatório de Música, às 20 horas, com a participação dos flautistas Celso Woltzenlogel, José Ananias Souza Lopes, finalizando com a apresentação do Coral de Flautas do VIII Encontro.

Além dos recitais e máster classes, o Encontro também oferecerá aos participantes Oficinas de Iniciação, de Choro (aos flautistas e violonistas), Repertório Orquestral & Piccolo e Música Brasileira Erudita. Também será oferecido uma seção para Comunicações de pesquisas, em andamento e concluídas, Recital dos egressos, Coral de Flautas, um Workshop sobre manutenção de flautas com o luthier argentino Julio Hernández e uma Mesa Redonda para discussão de temas relacionados à prática de estudo/pedagogia.

Confira toda a programação e mais informações em https://viiiencontroflautistasrs.wordpress.com/ .

Publicado em 31/10/2018, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.