Início do conteúdo

Manhã de apresentações do Congresso de Extensão e Cultura no Campus II

Na manhã desta terça-feira (23), o Campus II da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu apresentações do Congresso de Extensão e Cultura (CEC). Ao todo são cerca de 420 trabalhos inscritos no Congresso e uma média de 800 pessoas estarão participando de alguma atividade dentro do CEC, seja ela a Mostra de Gastronomia, apresentação de trabalhos ou oficinas.

De acordo com Francisca Michelon, pró-reitora de Extensão e Cultura e Fernando Igansi, coordenador de Arte e Inclusão, mesmo que cada evento tenha seu objetivo específico, o foco do Congresso é que a Extensão seja divulgada, discutida e atinja seu público-alvo, que são estudantes e membros da sociedade acadêmica em geral. Além disso, o diálogo e a integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade têm grande importância dentro do CEC.

Julia Lignon foi uma das diversas acadêmicas que apresentaram trabalhos nesta manhã. A estudante do 9º semestre de Medicina Veterinária da UFPel fez uma pesquisa sobre enfermidades parasitárias em criatórios de equinos da raça Crioula no Sul do Rio Grande do Sul. Julia faz parte do Grupo de Estudos e Enfermidades Parasitárias (GEEP) da UFPel desde 2016 e junto a ele desenvolveu o projeto que teve um ano de pesquisas e monitorou cerca de 600 animais por meio de coleta de fezes.

Bruno Soeiro, acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel e participante do Laboratório de Urbanismo da Universidade apresentou um trabalho de Zoneamento Ambiental Urbano (ZAU). Soeiro propôs formas de planejamento urbano do Chui-Chuy, na fronteira Brasil e Uruguai. A pesquisa assumiu a topografia, bacias e sub-bacias hidrográficas, linhas de drenagem e o mosaico ambiental como fatores intervenientes e gerou uma alternativa para o futuro da cidade.

As apresentações continuam ao longo desta semana. O Congresso de Extensão e Cultura ocorre ainda na quarta-feira (24) à noite e na quinta (25) e sexta-feira (26) pela manhã no Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202).

Publicado em 23/10/2018, nas categorias Destaque, Notícias.