Hospital Escola passa a contar com Bombeiros Civis 24h

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) passou a contar, 24 horas, com Bombeiros Civis para auxiliar em situações de emergências. Os profissionais, contratados por uma empresa terceirizada, devem atuar em ocasiões de sinistro, incêndios, resgate de pessoas, trabalhadores, pacientes e acompanhantes em cenários de difícil acesso. Além disso, eles irão atuar na orientação em situações que necessitem abandono de edificação.

Atualmente, o hospital conta com cerca de 200 colaboradores treinados para atuar nessas situações. Em 2017, o serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST) realizou um Treinamento de Prevenção e Combate a Princípio de Incêndio. O curso teve a adesão de 121 pessoas e teve como objetivo esclarecer aos colaboradores acerca de cenários emergenciais, como princípios de incêndio e primeiros socorros, a fim de garantir a segurança no hospital.

O papel dos bombeiros no hospital é também orientar e coordenar as atividades em situações de emergência, contando com a equipe de brigadas de incêndio do HE. Eles irão atuar somente em situações de emergência. Casos como mal-estar e situações de acidente de trabalho, devem ser informados aos SOST.

Para entrar em contato com a equipe dos bombeiros civis, o colaborador deve telefonar para o SOST, ramal 1008 ou para a portaria principal, ramal 276.

Publicado em 23/10/2018, na categoria Notícias.