Simpósio debate crítica musical periodista no Brasil e na Argentina

Começou nesta segunda-feira (22) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) o 2º Simpósio Internacional Música e Crítica. O evento, científico e artístico, debruça-se especialmente sobre a crítica musical periodista no Brasil e na Argentina. O encontro prossegue até esta terça-feira (23), com debates no Auditório 2 do Centro de Artes e concertos no Conservatório de Música.

Conforme a organização do Simpósio, são poucos os eventos científicos que abordam esse gênero literário no Brasil. Ao mesmo tempo, encontros como esse tem ainda a missão de ser um espaço de intercâmbio entre os países participantes. “Há falta de conhecimento entre as pesquisas periodistas do Brasil e da Argentina. Por que elas não estão interligadas? Esse evento oportuniza a aproximação necessária para que a gente entenda a dinâmica cultural que havia e ainda há entre esses dois países”, destaca o coordenador do Simpósio, professor Luiz Guilherme Goldberg.

Para a diretora do Centro de Artes, professora Úrsula Silva, falar e pesquisar sobre crítica é refletir sobre um processo de conexão que traz valores da música pensados em determinados momentos. A diretora apontou ainda o volume de eventos artísticos que a UFPel vem recebendo e acolherá no próximo ano. “O Sul do Brasil está apontando que o que a gente produz é importante para a todo o país, um grande complexo cultural não fragmentado”, observou.

O vice-reitor Luís Amaral destacou a política de internacionalização da UFPel, que busca uma aproximação maior com a Argentina, e a importância do fortalecimento da arte. “Questões que não são vistas com valor agregado pelo mercado financeiro precisam de resistência”, pontuou.

Abertura
A primeira palestra do encontro foi com a professora da Universidade de Londres Vera Wolkowicz, que trabalha com as críticas europeias sobre a música Argentina. “Uma visão diferente da que estamos acostumados no Brasil e na Argentina, que reconstrói um possível imaginário europeu”, disse, ao começar sua fala.

Veja a programação completa do encontro aqui.

Publicado em 22/10/2018, nas categorias Destaque, Notícias.