Começam as apresentações de trabalhos na Semana Integrada

Em cada sala um tema. Em cada hora uma abordagem científica diferente. As áreas e os assuntos são os mais diversos. Na tarde desta segunda-feira (22), começaram as apresentações de trabalhos da 4ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel. São mais de três mil, em cinco eventos, o Congresso de Iniciação Científica (CIC), o Encontro de Pós-Graduação (Enpos), o Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), o Congresso de Ensino de Graduação (CEG) e o Congresso de Extensão e Cultura (CEC), que ocorrem simultaneamente nos campi Anglo e II, até a sexta-feira (26).

No começo da tarde, a movimentação intensa e o burburinho nos corredores  denunciavam a atividade extraordinária que começaria em seguida. Mas logo que bateu a marca das 14h tudo cessou e a agitação nos corredores deu lugar a portas fechadas e o início das apresentações.

Foi o caso do que ocorreu com a mestranda em Física Alexsandra Santos, de 23 anos, a primeira a apresentar seu trabalho, dentro do Enpos, no auditório acadêmico do Anglo. Ela trabalha com Física e Estatística e acredita que o Enpos é uma boa oportunidade de divulgação, para a comunidade, do trabalho realizado no pós-graduação. “Também auxilia no prática das apresentações e enriquece o currículo”, observa.

As apresentações prosseguem ao longo do dia e da semana, cumprindo o propósito do evento, integrar Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, colaborando para o desenvolvimento geral da Universidade.

Eventos

O 2° Congresso de Inovação Tecnológica tem 74 trabalhos inscritos, o 4° Congresso de Ensino de Graduação 423, o 5° Congresso de Extensão e Cultura 419 , a 10° edição do Encontro de Pós-Graduação tem 740 apresentações e a 27° edição do Congresso de Iniciação Científica 1.475 trabalhos inscritos.

A novidade desta edição será o evento Sua tese em 3 minutos (3MT), que ocorrerá das 14h às 18h do dia 25 de outubro, quinta-feira, no auditório 2 do Centro de Artes. No evento, acadêmicos de doutorado têm três minutos para apresentar sua tese. O desafio do 3MT é apresentar a pesquisa de maneira concisa para o público de não acadêmicos. Serão apresentados 18 trabalhos de diferentes programas de Doutorado da UFPel, indicados em processos de seleção interna.

Conferência de Abertura

“A centenária promessa do conhecimento democrático: por uma universidade do encontro e da inclusão!” será o tema da abertura da SIIEPE, ministrado pelo professor do Departamento de Física da Faculdade de Matemática, Astronomia, Física e Computação da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, Francisco Tamarit. A cerimônia ocorre às 19h desta segunda-feira, no Auditório da Faculdade de Direito da UFPel.

O credenciamento nesta segunda-feira será feito até as 18h no Campus II (rua Almirante Barroso, 1.202). Terça, quarta e quinta-feira o procedimento será das 8h às 20h e, na sexta, das 8h às 18h. A organização pede que os estudantes tragam as apresentações em formato pdf para evitar complicações na hora da apresentação.

Durante a semana, não há aula e outras atividades acadêmicas. Estão sendo disponibilizados mais horários de transporte entre o Anglo e o Campus II.

Confira as programações dos eventos, incluindo as mesas de debates, em https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/ .

Publicado em 22/10/2018, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.