Ciclo de palestras aborda Fluxos e Linhas de Cuidados em Saúde Mental

Na manhã desta quinta-feira (11), a Coordenadoria Adjunta da Comissão de Saúde Coletiva promoveu um ciclo de palestras sobre Fluxos e Linhas de Cuidados em Saúde Mental, com apoio da Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Cerca de 120 pessoas, entre alunos do curso de Enfermagem, comunidade acadêmica e profissionais da área da saúde, se reuniram no Auditório da Reitoria no Campus Anglo durante toda a manhã.

De acordo com as professoras do curso de Enfermagem, Ariane da Cruz Guedes e Alitéia Santiago, o evento teve por objetivo discutir a saúde em um contexto onde os diagnósticos sobre transtornos mentais aumentam cada dia mais. Além disso, também teve o intuito de fortalecer o movimento da reforma psiquiátrica.

As palestrantes Etiene Menezes e Cristina Barbieri, do Grupo Condutor Saúde Mental, discutiram as formas de terapias vigentes, as práticas manicomiais e falaram sobre o contexto histórico dos serviços psicossociais. O evento teve ainda debate de temas como promoção da cidadania e saúde mental infanto-juvenil. O evento foi aberto a comentários do público, que discutiu sobre os assuntos juntamente com os palestrantes.

Grupo de Pesquisa
As professoras da UFPel destacam a atuação do Grupo de Pesquisa em Enfermagem sobre Saúde Mental e Coletiva, que têm reuniões sobre os temas discutidos no ciclo de palestras nas primeiras quartas-feiras do mês, às 18h na Faculdade de Enfermagem e está aberto a quem quiser saber mais sobre o assunto.

Publicado em 16/10/2018, na categoria Notícias.