Início do conteúdo

50 anos depois, turma de 68 da Faem realiza formatura

Meio século depois de concluírem o curso, os formandos de 1968 da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) da UFPel realizarão, nesta quinta-feira (18), sua solenidade de colação de grau, impedida de ocorrer na época por polêmica em função de homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, o JK. O ato, que contará com cerca de 30 dos 52 formandos da época, ocorrerá às 10h, no Salão de Atos da Faculdade, no campus Capão do Leão da UFPel.

De acordo com o atual diretor da Faem, Dirceu Agostineto, a turma, em 1968, resolveu colocar JK como homenageado em função de o então presidente ter inaugurado o novo prédio da Faculdade no Capão do Leão.

À época da formatura, JK estava preso e a homenagem, conforme o diretor, teria desagradado o regime militar, que teria vetado a realização da solenidade até sua véspera, mas liberado depois.

Mas de acordo com o diretor, a polêmica interna causada pelo fato acabou por não permitir que a formatura se realizasse. Os diplomas foram entregues aos novos agrônomos sem um ato formal, conforme relatou Agostineto, baseado em conversa com a turma de 1968.

Neste ano, a UFPel ainda não havia sido criada. A Faem era ligada à Universidade Federal Rural do Sul.

Programação

Os professores Ory Silveira, como paraninfo, e José da Costa Sacco, serão homenageados na solenidade desta quinta, que constará, além da formatura, da entrega do Trevo de Ouro, honraria concedida pela Faem às turmas que completam 50 anos de graduação, visita à árvore da turma e inauguração do Quadro de Formatura, com fotos da época.

Publicado em 16/10/2018, na categoria Notícias.